Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A arte é o seu norte
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A arte é o seu norte

Dentre os tantos locais onde Geísa Frohlich já mostrou o seu talento, figuram Canela e o Jornal Nova Época. Essa gaúcha, legítima cidadã do Brasil, que já manteve coluna semanal aqui, pode ser chamada assim porque viveu, estudou e trabalhou no Sudeste, no Norte e no Sul do País. Nasceu na pequena São Paulo das Missões e, ao sabor das transferências profissionais do seu pai, passou a infância no Rio de Janeiro e foi parar no Amazonas.
Tamanhas diferenças culturais, mais a hereditariedade transmitida por pessoas originais como seu pai (escritor, diretor de cinema e delegado de polícia aposentado), foram moldando a artista. Aos dezenove anos, Geísa obteve a permissão para voltar para o Rio e estudar Artes Cênicas. Seis anos depois, de volta a Manaus para uma temporada com a família, recebeu tantas propostas de trabalho que acabou ficaNdo.
Especializou-se e descobriu uma paixão pela vertente teatral que é ser Professora de Corpo. Formou-se também jornalista, foi editora de cultura no Jornal do Comércio de lá, apresentadora de TV, trabalhou com arte-educação para comunidades ribeirinhas, morando e navegando em barco na Amazônia. Como, nas palavras delas, “nasceu cigana”, qual foi o paradeiro seguinte para tanta inquietude? Gramado. Trabalhou e criou amigos aqui para, em 2019, ir para São Paulo fazer especialização em teatro / corpo e potencializar sua carreira. Fez estudos de teatro físico, mímica e teatro clássico com o conceituado Grupo Tapa, que alguns leitores talvez lembrem por ter vindo nos maravilhar no Festival de Teatro de Canela. Meteu a cara, é modelo fotográfico, fez cinema e (ainda!) outras coisas legais que você confere no Facebook dela.

Hoje morando em Igrejinha, por enquanto impedida de fazê-lo de forma presencial por conta da pandemia, Geísa Frohlich está oferecendo a sua oficina itinerante O Corpo Criador, como programa on-line, com aulas de corpo pela Internet. “Criada a partir de anos de estudos e experiências nas artes cênicas, com pitadas de yoga, traz um despertar consciente daquilo que se é do que se pode ser”, diz Geísa. São encontros virtuais e podcasts, produzidos por Geísa e a também artista e produtora Naiah Reis, que terão como próximos convidados: a nossa Lisiane Berti; Sônia Machado de Azevedo, especialista em Laban; Luis Louis, mestre da mímica e teatro físico; Iramar Eustachio Rodrigues, especialista da técnica Dalcroze; e Titeres Roberto White White, da Espanha, com a simbiose entre boneco e corpo humano.
O Corpo Criador está no Spotfy e principais plataformas. Sigam no Instagram @ocorpocriador, podem acessar o site, no Facebook, tem o Cantinho Criador no Telegram e o canal no Youtube.

A arte é o seu norte

O universo fraturado dos becos de Conceição

Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos,
o tutano do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.

A primeira estrofe do poema “Da calma e do silêncio”, ao lado, dá o tom da excelência das palavras de Conceição Evaristo. Ela é a convidada do terceiro debate virtual do Clube do Livro de Canela, que abordará a obra Becos da Memória, da autora mineira. O encontro terá participações especiais. Uma delas são os membros do Sementes de Vida, grupo que reúne participantes do projeto Escutarte. A outra é a professora, doutora em literatura Regina Silveira, que conduzirá a discussão.
Conceição Evaristo sempre foi uma questionadora, trabalhou como empregada doméstica para concluir o Curso Normal aos 25 anos de idade, depois prestou concurso para o magistério no Rio de Janeiro, onde trabalhou como professora da rede pública de ensino, fez faculdade, mestrado, doutorado e transformou-se numa das escritoras negras mais conhecidas do Brasil.
O encontro online, gratuito, é dia 30/07, das 19h às 21h, pelo Google Meet. É necessária pré-inscrição, pelo e-mail [email protected], ou 54 99192 6187.

ATENÇÃO: Diferentemente do que informamos na edição impressa, a autora Conceição Evaristo não participará do debate virtual. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A arte é o seu norte

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época