Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A CHAVE DO PALÁCIO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A CHAVE DO PALÁCIO

A CHAVE DO PALÁCIO

(e as histórias da nossa história...)

A história nos conta que, com a inauguração (em 1954) do Palácio das Hortênsias – sede de verão do Governo do Estado – Canela tornou-se a “segunda capital do Estado”.

Toda a história da sua construção pelo povo canelense, até a entrega oficial ao então Governador Gen. Ernesto Dorneles, rendeu 4 páginas no livro “Canela por muitas razões” (Pedro Oliveira, Marcelo Wasem Veeck e Antônio Olmiro dos Reis).

No final do texto, no referido livro, há uma pequena história:

“Nos primeiros anos , cada vez que assumia um novo Governador o ritual se repetia: o Prefeito de Canela ia pessoalmente a Porto Alegre e, em audiência com o Governador, fazia a entrega “das chaves” do Palácio em nome de toda a comunidade canelense. Gesto simbólico, simples, mas revestido de grande importância para um perfeito relacionamento entre Prefeito e Governador.
Por que não retomar esse hábito?”

Em nossas constantes pesquisas, dia desses fotografamos a tal chave. Ela encontra-se na parede de numa das salas do Palácio das Hortênsias. Junto com ela, um cartão que dizia de sua função e importância.

A CHAVE DO PALÁCIO

A CHAVE DO PALÁCIO

E ela continua lá, a espera que a comunidade, um dia, reconheça seu valor histórico e volte a dar-lhe a atenção que merece!

Esta, mais a história do Solar das Hortênsias (chamado “novo Palácio”) e o Parque do Palácio – contada tijolo por tijolo, por quem o construiu! – é assunto abordado no livro (em fase final de preparação!) “Do Campestre à Cidade das Hortênsias”... Título provisório, que provavelmente vai espichar!

Na verdade, o livro “Do Campestre...” fala, também, sobre “Casas de antigamente”, “Apelidos de famílias”, “Primórdios da rede hoteleira”, “Hortênsia, história de uma flor”, “Canela em festa”... E muito mais!
Histórias que fizeram a história de Canela... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A CHAVE DO PALÁCIO

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época