Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A cultura pampeana
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A cultura pampeana

Segundo os dicionários, a dita cultura “pampeana”, significa a arte e o viver do homem campeiro, o habitante do pampa; relativo ou pertencente ao pampa... Pampa, aqui, significando o nosso Estado...
Recém saído do forno, o Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, de Aldyr Garcia Schlee nos traz numa relação de A a Z os usos e costumes desse povo...
Baforada - Porção de fumaça que é expelida pela boca, a cada tragada, pelos usuários e consumidores de tabaco nas suas diferentes formas.
Desaquerenciado – Diz-se de gado novo nas dependências de uma estância, e que ainda não se acostumou com o lugar. Gado que se extraviou no campo e que, com o tempo, voltou a ser bravio e serril.
Bah! – O mesmo que barbaridade! Expressão exclamativa que traduz espanto ou admiração.
Fervido – O mesmo que cozido. Prato da cozinha campeira semelhante ao puchero – e com ele confundido. O cosido é uma sopa espessa, feita com caldo de vegetais disponíveis, fervido com osso de caracu e engrossado com farinha de mandioca.
Embonecrar – Enfeitar, adornar, ataviar. - um animal (para uma Exposição) ou um ambiente caseiro ou religioso. Diz-se do pé de milho que expõe as futuras espigas sob a forma de bonecas.
Changador – O mesmo que changueiro. Uma das denominações dadas aos coureadores, gaudérios e gaúchos coloniais. (.....) A partir de 1730, foram chamados de changadores todos os que se dedicavam livremente no pampa a capturar animais vacuns ou cavalares para sacar-lhes o couro e deles tirar proveito.
Faz-de-conta – Brincadeira infantil que se baseia na invenção e execução de algo fora da realidade.
Chasque – Ginete portador de uma comunicação enviada por uma autoridade civil ou militar. Por extensão, qualquer mensageiro, emissário ou enviado de confiança.
Nota: não é o bilhete ou a carta e, sim, quem os leva!
Catre – Cama dobrável para uma só pessoa, constituída geralmente por uma esteira de couro ou lona presa a dois varejões de madeira, unidos estes a pés móveis, em tesoura.
Como diz o próprio autor, “ali no universo pampeano, constituiu-se o mundo do gaúcho.......” e, por extensão, ali encontra-se a própria história do Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A cultura pampeana

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época