Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A geada é a noiva do Inverno
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A geada é a noiva do Inverno

A geada é um fenômeno meteorológico que se manifesta aqui no sul do Brasil no outono, inverno e até na primavera, em alguns locais mais altos. Para haver geada pela manhã, é necessário a convergência de alguns fatores ambientais para que o gelo se forme e se mantenha até a chegada do sol. Um destes fatores é a existência de uma noite de céu limpo, sem nuvens, o que permite uma retirada mais intensa e rápida do calor da terra por irradiação, baixando bem a temperatura ao nível do solo; outro fator é a ausência de vento, o que me faz lembrar do meu tempo de criança quando corria pelos gramados grossos de geada sem uma brisa sequer, aumentando o impacto que causava o silêncio naquelas ocasiões; por fim, junte-se a isso uma forte deposição de orvalho durante a madrugada, quando a temperatura atinge seu ponto de congelamento, e temos então a “mágica” do amanhecer com aquele manto branco que tudo recobre e decora.
Sem geada, parece que o inverno não tem a mesma graça, já que as bergamotas não ficam tão doces, o manjericão da minha horta não queima todo, o gramado fica com aquela cor indefinida de fim de verão e início de primavera, e os jardins não demonstram quais são as plantas ornamentais que são suscetíveis ao gelo e aquelas que resistem a ele. Com geada tudo fica mais definido, mais frio e mais sul. Caminhar na geada é um prazer que aumenta e surpreende a cada passo dado e a cada estalo de gelo quebrando sob as botas. O som que se eleva do solo quando esmago o gelo é semelhante ao de um cavalo triturando milho, no abrigo do galpão, dentro de sua baia. É um som de algo sendo triturado, esmagado e pisado, mas com um toque refinado e sutil de pequenos pedaços de vidro quebrando.
Geada é bom para o ambiente, mas ruim para muitas pessoas que dependem de sair cedo para a lida, já que tudo congela e torna as tarefas manuais um verdadeiro suplício. Mas ela é bela, é a noiva do inverno, com seu imenso vestido branco vem desfilando pelos campos e jardins anunciando o casamento que em breve se efetuará e perpetuará o frio por meses. Seus filhos, deste enlace, serão a primavera e o verão, um casal de crianças muito aguardado e querido por todos, quando já cansados do frio, o sol volta com força trazendo energia para a renovação. Salve a geada, noiva do inverno e mãe da primavera e do verão.

A geada é a noiva do Inverno

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A geada é a noiva do Inverno

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época