Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A OUTRA GRANDE AMEAÇA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A OUTRA GRANDE AMEAÇA

Se você está lendo esse jornal na companhia de um café e um cigarro, considere que 31 de maio é o Dia mundial sem tabaco – instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde - e apague seu parceiro de nicotina no cinzeiro, como uma reverência à data e como um paliativo, por mínimo que seja, para não prejudicar tanto a sua saúde. Mas não cabe a este colunista sedentário o papel de apologista da vida saudável, então não vamos falar de cigarro em tom de repreensão aos fumantes, pois cada um pondera do seu jeito os prós e contras de manter o que lhe causa prazer. Segue aqui um punhado de fatos sobre esta indústria que, ao mesmo tempo em que gera empregos, engorda o caixa de governos com impostos e significa renda e permanência no campo para muitos produtores, é responsável por uma em cada dez mortes no mundo. O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano. Isso inclui o fumo passivo, porém, mais de 6 milhões dessas mortes são do uso direto de tabaco. Metade das mortes causadas pelo fumo ocorre em apenas quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia.

Os números do consumo

 

No mundo

Em 1990, 870 milhões fumavam. Eram um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres. O aumento populacional representou um incremento no número total de fumantes, que chegou a 1,1 bilhão em 2015. Atualmente, um em cada quatro homens no mundo fumam diariamente. Mesmo com as políticas de controle, medidas restritivas e campanhas de esclarecimento, mantidas as tendências haverá 2,2 bilhões de fumantes em 2050.

Em números absolutos, o país de maior consumo é a China, que é também o maior produtor de tabaco. Há mais de 300 milhões de fumantes no país, quase um terço da população.

No entanto, em 2016 o consumo de tabaco na China caiu pela primeira vez em duas décadas.

onde há mais e menos fumantes

Na medida em que se pesquisa, nos anuários estatísticos, órgãos governamentais e renomados veículos de comunicação, surgem dados diferentes.

Veja duas listas com os cinco países de maior e menor consumo de cigarro e tabaco legalmente vendido, em relação ao número de habitantes, divulgadas em 2018:

Pelo jornal britânico The Telegraph

Maior consumo:

Andorra

Luxemburgo

Bielorrússia

Macedônia

Albânia

Menor consumo:

Brunei

Guiné Bissau

Mauritânia

Gana

Antígua e Barbados

Pela BBC News

Maior consumo:

Kiribati (arquipélago no Pacífico)

Montenegro

Grécia

Timor Leste

Rússia.

Menor consumo:

Gana

Etiópia

Nigéria

Eritréia

Panamá

 

O Brasil

Segundo maior produtor de tabaco, com 750.000 toneladas em media, apenas atrás da China, que produz 2.400.000 toneladas, o Brasil foi citado pela publicação científica The Lancet, que analisou 195 países entre 1990 e 2015, como "uma história de sucesso digna de nota" por causa da redução significativa no número de fumantes nos últimos anos. Combinando uma alta de impostos e campanhas de conscientização, o país conseguiu fazer cair pela metade a proporção de fumantes em 25 anos (1980 a 2015). O país divide com Comores, na África, o 34º lugar no ranking da OMS, com um índice de 14%, dentre 149 países. Outro bom exemplo é a França, reduzindo, entre 2016 e 2017, em um milhão a quantidade de pessoas que fumam diariamente, segundo a agência nacional de saúde pública do país.

 

O exemplo da Austrália

A Austrália foi o primeiro país a introduzir leis para modificar a embalagem dos cigarros alertando os riscos à saúde e a cobrar altíssimos impostos. Um maço de cigarros chega a custar 40 dólares australianos (R$ 109). Na Austrália é proibido fumar nas praias, parques, veículos com crianças e, em alguns bairros de Sidney, como Mosman, é proibido fumar até mesmo nas ruas.

 

A publicidade

Nas décadas de 1950/60, o marketing americano fazia os cigarros parecerem complementos medicinais, indicados para amenizar a asma e dores de garganta. Nesse anúncio do Viceroy, ele era recomendado por dentistas!

O vídeo

At first I was afraid, I was petrified,  kept thinking I could never live without you by my side (No início eu tive medo, fiquei paralisada,fiquei pensando que nunca conseguiria viver sem você ao meu lado).

Lembram de "I will survive", de Gloria Gaynor?  Vejam no YouTube, em bit.ly/2YYUOz8 o vídeo irlandês com esta música cantada por pessoas que, na vida real, largaram o cigarro.

 A OUTRA GRANDE AMEAÇA

LEGENDAS

Imagem do cartaz oficial do Dia mundial sem tabaco

Embalagem de Marlboro na Austrália

"Quando eu fumei meu primeiro cigarro? Não sei. Teria que perguntar ao meu pai."

Campanha da American Lung Association.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A OUTRA GRANDE AMEAÇA

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época