Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
A RESSACA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

A RESSACA

Depois daquela noite de festa, a manhã seguinte é de ressaca. Vem aquela dor de cabeça latejante que incomoda. No último domingo, a eleição encerrou a festa da campanha eleitoral. Na segunda feira iniciou a ressaca. Os futuros gestores do município de Canela terão algumas “dores de cabeça” para melhorar duas áreas que não estão bem: educação e saúde.
Para justificar e comprovar essa colocação informo alguns dados estatísticos oficiais. Se alguém tiver dúvidas pode consultar o “Mapa Social” disponível no site:
www.mprs.mp.br/mapa_social/.
Este site elabora estatísticas com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do TCE-RS (Tribunal de Contas do Estado do RS). Primeiro alguns dados da educação.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado é de 6,4; no município é de 5,5, nas séries iniciais. Nas séries finais o índice é de 4,7 no Estado e de 4,4 no município. Isso coloca Canela na posição 387 entre os 497 municípios do Estado. Sobre a saúde a situação é um pouco pior. Canela está na posição 403 entre os 497 municípios do Estado. E o atendimento pelas equipes de saúde da família atingem 46,53% da população. Esses dados são do ano de 2019.
Para completar, os municípios em 2021 terão redução de receitas por conta da diminuição das alíquotas de ICMS. Aí está o grande desafio da gestão pública a partir de 2021: fazer mais com menos. Espero que a educação e a saúde tenham a mesma atenção que há com o turismo. O atendimento de excelência ao turista depende de uma população bem atendida nas suas necessidades básicas.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para A RESSACA

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época