Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
André das olivas
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

André das olivas

Ele é um gramadense que cursou Hotelaria e trabalhou por muito tempo em organização de eventos artísticos e empresariais. Desde 2003, no entanto, André Willrich Bertolucci (39) se dedica a uma atividade em que há poucos profissionais no mercado gaúcho e brasileiro, a de azeitólogo. Graças a uma decisão da família, que no início dos anos 2.000 decidiu transformar uma belíssima área própria, no interior de Gramado, em uma plantação de oliveiras visando a produção de um azeite de qualidade, André tem hoje o privilégio de passar seus dias envolvido com todas as etapas, do cuidado da planta à degustação sensorial, desse rico mundo de saúde e cultura relacionado ao azeite de oliva.

Uma guinada profissional tão desafiadora exigiu muito aprendizado. Além da ajuda técnica que os Bertolucci foram buscar para, lá no início, adaptar o solo para fazer crescer um fruto da terra típico de áreas planas não rochosas, como é a deles, foram muitos desafios a vencer. Cerca de 16 anos se passaram e lá estão, na Linha Nova, 28 hectares de oliveiras plantadas numa primeira fase, prestes a proporcionar as primeiras safras.

André pesquisou em todas as fontes possíveis e viajou muito, inclusive ao Exterior, para entender desse líquido precioso extraído de olivas especiais – sim, a azeitona que gera o azeite não é a mesma que você come, como esse que vos escreve desinformadamente pensava. Mas essa é apenas uma das tantas informações que o olivicultor André lhe transmite durante a experiência degustativa que ele conduz no Parque Olivas de Gramado. Trata-se de uma pequena imersão no sabor e nas surpreendentes possibilidades de harmonização do azeite de oliva com alimentos salgados e... doces! Como um sommelier explica aos apreciadores de vinhos como distinguir e apreciar um bom varietal, você vai aprender porque um azeite extra virgem, verdadeiro, não é bem aquele que se compra a um precinho camarada no supermercado. Vai saber, por exemplo, que um extra virgem, na Europa, só poderá ser vendido, como tal, após aprovado por uma banca de azeitólogos conhecida como Painel de Catas. Ou seja, além da análise laboratorial para detectar imperfeições, é primordial essa degustação a cargo de experts.

Como a nossa olivicultura não tem a tradição de séculos em países como Espanha, Itália e Grécia, o empenho de plantadores, como André, em produzir um produto de excelência é tão grande quanto o desejo de aumentar a legião de consumidores que conheçam e valorizem o produto brasileiro. E nesse cultivo o Rio Grande do Sul tem posição de destaque no País, à frente de regiões plantadoras como a Serra da Mantiqueira. O nosso entrevistado é apoiador, desde sua fundação, do Ibraoliva – Instituto Brasileiro de Olivicultura. Do alto do Parque Olivas, que já é atração turística, André Bertolucci segue incansável, combinando sabores nas infusões que prepara com azeites, como um perfumista cria os melhores aromas, como um mestre molda um cristal, na busca de mais um produto que trará fama a Gramado.

André das olivas

O ORGULHO de André ao lado de uma oliveira que viu crescer

Isolados antes de nós

Neste sábado, 20 de junho, desde 2001 é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. Lembrando a data, vale dar uma olhada na homepage do Acnur Brasil – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, para ver o que se pode fazer por esta legião de pessoas que deixaram tudo para trás e se agarram ao sonho de, mais que ter um futuro melhor, simplesmente ter um futuro.
Somente em 2018, foram 70,8 milhões de pessoas, forçadas a fugir de guerras, conflitos e perseguição. Gente que ainda busca a sobrevivência de maneira mais aflita do que a nossa para fugir de um vírus.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para André das olivas

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época