Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Ano Velho / Ano Novo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Ano Velho / Ano Novo

(e os antigos costumes...)


A cada fim de ano nos vemos envoltos com várias tarefas mas, uma das mais importantes, sem dúvida, são as simpatias para o ano que chega...
Reza o folclore que há uma diferença entre “crendices” e “superstições”. Crendice, é tudo aquilo que acreditamos, mas não tememos; superstição, por sua vez, é aquilo que acreditamos e tememos...
Outra explicação: Crendices, são as prescrições; superstições, por sua vez, são as proscrições.

Eis algumas simpatias mais comuns...
Sorte: É só guardar uma folha de louro na carteira. Para se ter dinheiro e prosperidade o ano inteiro, envolva um dente de alho nessa folha de louro e guarde-a na carteira.
Prosperidade: Na ceia de fim de ano, evite as carnes de aves (que ciscam para trás, e significam atraso). Recomenda-se carne de porco e peixe. O porco, “fuça” só para frente e o peixe, igualmente não nada para trás.
Sucesso: Subir em um degrau, ou cadeira, de um pulo! Significa pular para o sucesso; atingir um nível mais alto; indiretamente, representa o desejo de “subir” na vida. Começar, sempre, com o pé direito.
Atrair riqueza: Atire algumas moedas (pela janela ou porta), para dentro de sua casa. O gesto atrairá riqueza a todos os moradores da residência.
Renovar energias: Se estiver na praia, pule algumas ondas ao entrar o Ano Novo. A cada onda pulada, faça um pedido. Ao mesmo tempo, o ato de “pular ondas”, traz o significado de “pular ou vencer” as dificuldades. É um hábito muito comum na Grécia. Para nós, uma tradição trazida pelos africanos.
Outros hábitos: Comer romã (fruta com muitas sementes unidas), traz união; usar roupa branca, traz paz de espírito; roupa íntima da cor amarela (cor do ouro), trará prosperidade...

Não há entre nós, uma família que não descreva uma maneira simples e objetiva de se conseguir algo. Por isso as simpatias são, e sempre serão, uma presença constante nos usos e costumes de todos os povos, como acontece aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!

Da sabedoria dos almanaques:

“Se nada mudar, invente; / e quando mudar, entenda.
Se ficar difícil, enfrente; / e quando ficar fácil, agradeça.
Se a tristeza rondar, alegre-se; / e quando ficar alegre, contagie.
E quando recomeçar, acredite; / Você pode tudo.
Tudo consegue pelo amor; / e pela fé que você tem em Deus”
Feliz ano-novo!!!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Ano Velho / Ano Novo

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época