Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
AS BRUXAS E OUTROS SERES
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

AS BRUXAS E OUTROS SERES

(narrando...)
AS BRUXAS E OUTROS SERES

Falando em termos de Brasil, segundo o Folclore, nossas “bruxas” vieram da Europa (via Portugal!) sendo, via de regra, uma mulher velha, feia, magra, enrugada, voando numa vassoura, etc, etc, etc...
Porém, há muito mais sobre elas, conforme folcloristas e alguns livros que tratam desses Mitos e Lendas Universais.
Segundo alguns autores (Mitos e Lendas do Folclore – Reader’s Digest), as primeiras bruxas eram pessoas que tinham “conhecimento profundo” de plantas medicinais ou que praticavam a arte da adivinhação. Com o advento do Cristianismo, tal conhecimento foi considerado profano. Os remédios de ervas se tornaram “poções mágicas” e, a adivinhação, passou a ser vista como “magia negra”.
Na tragédia Macbeth, de Shakespeare, temos um exemplo de como os cristãos encaram as bruxas: na cena de abertura, três “estranhas irmãs” se reúnem em torno de um caldeirão. Mais tarde, preparam uma poção com as palavras “mais dores para a barrela...”.
Segundo o folclore, um coven é formado por 12 bruxas mais o Diabo, para somar 13. Uma bruxa pode voar montada em uma vassoura e geralmente está acompanhada de seu animal de estimação: um gato preto.
Nos tempos modernos, houve um renascimento da bruxaria. Os adeptos passaram a se referir a essa prática usando a palavra do inglês antigo wica e a consideram uma forma de medicina.
As mulheres acusadas de praticarem a bruxaria (ou outra espécie de magia), eram lançadas na água como forma de testar sua culpa. Assim, aquelas que flutuassem, eram condenadas pois, acreditavam, que a água – o meio sagrado do batismo – não as aceitavam por serem impuras. Por outro lado, aquelas que afundavam (morriam afogadas) eram declaradas inocentes postumamente.
Como se vê, não havia salvação! Algumas vítimas eram simplesmente jogadas na água; outras, eram amarradas a uma cadeira e mergulhadas em um rio ou lago...
Além das bruxas, há os feiticeiros, os magos e muitos mais...
A bruxa, vale lembrar, segundo o Folclore “incorpora” na sétima filha mulher – assim como o lobisomem, no sétimo filho homem!
As bruxas, no Brasil, geralmente são lembradas “quando uma criança não quer dormir...” sendo essa prática, comum a vários Estados, inclusive aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para AS BRUXAS E OUTROS SERES

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época