Canção entoada no dia primeiro do ano por grupos de pessoas, As Janeiras, conforme Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro), é uma festa tradicional ligada ao ciclo natalino, trazida ao Brasil pelos primeiros imigrantes portugueses.
Segundo Luís Chaves (Natal Português, 87): “no dia 31 de dezembro, à noite e pelo dia 1º de janeiro adiante, vagueiam na rua grupos de adultos e grupos de jovens e crianças. Vão de porta em porta, param e cantam em coro, primeiro loas ao Menino Jesus, depois, louvores aos moradores – ‘ó de casa, nobre gente’ – por fim pedem as festas, as janeiras ou jardineiradas”.
E cantam (em Portugal), à noite, até tarde, e levam o dia a cantar...
“Oh!, meu menino Jesus, / a vossa capela cheira,
cheira a cravos e a rosas, / e a flor da laranjeira.
Oh!, meu Menino Jesus, / boquinha de requeijão!
Dai-nos alguma coisinha / que a minha mãe não tem pão”.
Também Joaquim e Fernando Pires de Lima (in, Tradições Populares de Entre-Douro-e-Minho), Afonso Duarte (in, O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa / Barcelos, 1937 – e outros títulos), registram a primeira das quadrinhas legitimamente portuguesa:
“Ó de casa, nobre gente,
escutai e ouvireis,
lá das bandas do Oriente
são chegados os três Reis”.
Esses versos eram cantados nos Reis, nos ranchos que tiravam “Os Reis” a 6 de janeiro...
Sobre as Janeiras no Brasil, Silvio Romero (in, Cantos Populares do Brasil) nos diz: “Temos, porém, as mais completas provas no testemunho de pessoas insuspeitas, de que por todas as províncias do Brasil as Janeiras foram muito populares e concorridas”.
E, também, sobre os cantares, versos e músicas das Janeiras em Portugal, ver Gonçalo Sampaio (in, Cancioneiro Minhoto – Porto -1940).
Essas quadrinhas e populares que aparecem no período natalino, pode-se ver, tem íntima ligação aos nossos Ternos de Reses (tirar reses, cantar reses, etc.), tão comum em vários Estados do Brasil e, especialmente, aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!
Da sapiência dos almanaques: Hoje, você faz as suas escolhas; amanhã, suas escolhas fazem você.
Olá, deixe seu comentário para As Janeiras – Uma Festa Portuguesa
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X