Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
AZEITES GAÚCHOS PARTICIPAM DA EXPOLIVA 2023 NA ESPANHA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

AZEITES GAÚCHOS PARTICIPAM DA EXPOLIVA 2023 NA ESPANHA

AZEITES GAÚCHOS PARTICIPAM DA EXPOLIVA 2023 NA ESPANHA


Os azeites gaúchos Bem-Te-Vi de Michelle Sápiras e Edison Vara e Casa Marchio de Paulo Marchioretto e Maria Alice Migliavacca, marcaram presença no Salão Internacional do Azeite Extravirgem Expoliva, na Espanha. As marcas de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, foram escolhidas para representar a produção brasileira no painel de degustação de azeites que aconteceu na semana passada, no Palácio Congressos em Jaén.

Aqui no Brasil nos acostumamos a comprar azeites importados, da Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Argentina e Chile. Mas de uns anos para cá, a experiência de empresários gaúchos tem provado que o nosso solo – o terroir - é excelente para o cultivo das oliveiras. Daí o surgimento de marcas ainda de pequena produção mas de grande qualidade.

Janela
(Esq-dir) Dra. Brígida Jiménez Herrera, Edison Vara, Marcelo Scofano e Michelle Sápiras

Foto: Divulgação

Na evento da Espanha, o azeitólogo e delegado do Brasil, Marcelo Scofano, degustou e apresentou ao público os azeites Koroneiki produzido pela Bem-Te-Vi e o Picual produzido pela Casa Marchio ao lado da pesquisadora Dra. Brigida Jiménez Herrera. Marcelo destaca os diferenciais dos produtos gaúchos: “É um produto completamente diferente do que os brasileiros conhecem. Eles se distinguem completamente pela forma como são elaborados, por todo o cuidado que os produtores têm desde o momento do cultivo, elaboração e conservação do produto”.

Janela
Foto: Edison Vara

Minha sugestão ao leitor é que na próxima vez que for comprar azeite extra virgem comece a provar nossas marcas gaúchas e a diversidade de sabores que as diferentes variedades de azeitona podem conferir a pratos doces e salgados. A variedade Koroneiki, de maturação precoce, tem sabor intenso e combina com saladas, carnes, mariscos e outros pratos desabor acentuado. A variedade Picual tem um leve amargor picante e frutado e combina com ensopados, frituras, alcachofras, berinjelas.Gosto muito de usa-lo sobre bananas assadas.
Experimente!

Janela
Foto: Edison Vara

CONNECTION TERROIRS DO BRASIL

Janela
Marta Rossi na solenidade de abertura do Connection

Foto: Divulgação

Inaugurou na quarta-feira e encerra neste domingo a sexta edição do evento Connection Terroirs do Brasil, realizado pela Rossi & Zorzanello com a correalização do Sebrae. O evento foi criado para dar visibilidade a pequenos empreendedores rurais que atuam com produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil conectando-os com o turismo e outras possibilidades de mercado para suas produções proporcionando experiências sensoriais e técnicas, além de conteúdo de qualidade.

Com intensa programação o Connection contou com inúmeras palestras importantes como a da coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do Sebrae, Hulda Oliveira Giesbrecht, falando sobre “País de Riquezas Únicas - O Brasil na perspectiva dos produtos típicos dos seus territórios e biomas”. O evento promoveu conexões entre países como Brasil, Colômbia, Espanha, Itália e o Peru e rodadas de negócios reuniram pequenos empreendedores rurais que trabalham com produtos terroirs e possíveis compradores.

ABERTO AO PÚBLICO
Na sexta 19, no período da tarde, a Rua Coberta se transforma em
Alameda Terroirs, onde estão expostos mais de 20 produtos com indicações geográficas e produções dos sete biomas brasileiros. No local, também está o espaço Origem Brasil, em parceria com o Senac, em que profissionais criarão pratos com produtos terroirs. A programação é aberta ao público até o dia 20. “O turista também é muito bem-vindo!

 

18 a 21 de maio
Local: Rua Coberta
Imersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros.
Local: Rua Coberta
UNISENAC - Chef Bruno Ivanoff
13h30 às 14h30: Torteloni de açaí e cúrcuma, recheado com palmito de açaí, fonduta de queijo colonial
16h30 às 17h30: Panqueca de café do cerrado Mineiro com chantilly e melado
18h às 19h: Tulipa de frango com molho de melato da Bracatinga

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para AZEITES GAÚCHOS PARTICIPAM DA EXPOLIVA 2023 NA ESPANHA

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época