Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CONVITE POLÊMICO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CONVITE POLÊMICO

CONVITE POLÊMICO
O convite do prefeito Constantino Orsolin (MDB) para que o vice Gilberto Cezar (PSDB) assuma a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura ganhou ares de polêmica. O tucano foi convidado por ofício para comandar a pasta e a notícia foi divulgada por Orsolin em recente coletiva de imprensa. Cezar não respondeu oficialmente a proposta do prefeito, mas após consultar cinco pessoas consideradas por ele como técnicas ligadas ao trade, revelou que não aceitará a oferta.

LEI ORGÂNICA
Cezar aponta algumas questões para declinar do convite. Segundo ele, há impedimento legal para, na condição de vice-prefeito, tornar-se secretário municipal porque essa situação não está prevista na atual Lei Orgânica do município, sendo necessário alterar a legislação para que ele, além de vice-prefeito, também se torne secretário de Turismo.

SOMENTE 12 MESES
A negativa para liderar a Secretaria de Turismo também está embasada porque Cezar deverá disputar as próximas eleições majoritárias e terá que se descompatibilizar do cargo para concorrer, somada principalmente ao fato de que ele terá 12 meses para trabalhar, uma vez que, o pleito municipal será daqui um ano. “Há todas as possibilidades de eu concorrer em 2024. Venho concorrendo há 12 anos, porque não concorreria ano que vem?”, questiona.

EM 2020 DIRIA SIM
Em um cenário hipotético, onde não existisse impedimento legal e ele não fosse concorrer nas próximas eleições majoritárias, Cezar afirma que diria sim ao convite. O vice nega que tenha sido convidado anteriormente. “Aceitaria com certeza. Se tivesse sido convidado lá em 2020, daria para fazer um bom trabalho. Teria quatro anos para trabalhar ao invés de 12 meses. Não dá para pegar uma secretaria sem patrocínio para a Páscoa, com uma equipe que eu não conheço e que foi o centro da corrupção dentro da Prefeitura”, comenta Cezar.

DISTANTES
Orsolin e Cezar estão distantes já faz um bom tempo. O vice não vinha fazendo parte nem mesmo da lista de autoridades convidadas para inaugurações de obras do Executivo. A relação harmônica que vinham tendo ruiu definitivamente após divergirem sobre a criação de 85 CCs. “Faz tempo que não conversamos. Me surpreendeu essa atitude do prefeito. Nenhum secretário foi convidado por ofício, o que ele fez não tem cabimento. Acho que o prefeito deveria focar na recuperação dos eventos e no combate à corrupção”, diz Cezar.

SE AFASTOU
O vice-prefeito Gilberto Cezar já foi mais presente na administração municipal. Conforme ele, o seu afastamento foi provocado pelo próprio Executivo. “Não fui eu quem se afastou. Foi o comportamento do governo comigo. Talvez, eles estejam me enxergando como adversário. Essa situação toda foi criada, talvez, por questões políticas”, resume ele.

MAIS DUAS PASTAS
A estrutura administrativa deverá ganhar mais duas secretarias, chegando a 10 pastas. Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana assim como Fazenda e Desenvolvimento Econômico serão desmembradas dando origem a duas novas secretarias. Também deverão ser criados 37 CCs para aturem nos dois novos setores. Contudo, além de ampliar a máquina pública, aumentando a oferta de serviços públicos, Orsolin também tem a possibilidade de reforçar a sua base política, ganhando apoio de partidos que ainda não integram o governo.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CONVITE POLÊMICO

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época