Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
BM APREENDEU 17 ARMAS E PRENDEU  14 PESSOAS POR POSSE IRREGULAR
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

BM APREENDEU 17 ARMAS E PRENDEU 14 PESSOAS POR POSSE IRREGULAR

Está virando fato comum a apreensão de armas de fogo e prisões por porte ilegal nas ações de policiamento ostensivo desenvolvidas pela Brigada Militar (BM) em Canela e Gramado. Levantamento solicitado pelo jornal Nova Época, revela que desde o início do ano até agora, já foram recolhidas 13 armas em Canela e quatro em Gramado, o que representa uma média de 2,83 unidades por mês apreendidas nas duas cidades. As armas estavam em poder de 14 pessoas que foram presas por não terem autorização para andarem armadas.
Ao longo de 2019, a BM tirou de circulação 28 armas, sendo 21 em Canela e sete em Gramado. Dezessete pessoas foram detidas no ano passado por essa grave infração. “No caso específico do aumento do número de prisões por porte ilegal de arma de fogo em Canela, estão ligados ao maior enfrentamento da força policial ao tráfico de drogas, onde os criminosos se utilizam do poder de fogo para atingir seus objetivos, intimidando pessoas ou determinada coletividade”, comenta o capitão Ubirajara da Rocha Dill, comandante da corporação em Canela. “Com o foco voltado ao tráfico de drogas, combatemos o porte ilegal e os demais crimes que fazem vizinhança, como o furto e roubo, sejam eles em veículos, estabelecimentos comerciais ou residenciais, protegendo também a saúde da comunidade, como as ocorrências de posse de entorpecente”, acrescenta o oficial.
DESTRUÍDO PELO EXÉRCITO
As unidades recolhidas pela Brigada foram entregues nas Delegacias de Polícia. Responsável pela DP de canelense, o delegado Vladimir Medeiros explica que as apreensões são encaminhadas em um primeiro momento para perícia, com o objetivo de constatar a funcionalidade das armas. “Depois, elas são entregues no Fórum, quando o inquérito policial é remetido. Ao final, na maioria dos casos, elas são encaminhadas para o Exército para destruição. A restituição é quase que exceção”, esclarece Medeiros. Ele também conta que nas prisões por porte ilegal de arma de fogo cabe pagamento de fiança, desde que o calibre não seja de uso restrito das forças de segurança, como por exemplo, fuzil ou tenha numeração raspada.
Para o comandante da Brigada Militar em Gramado, capitão Lemartine Venzo, os números refletem o trabalho realizado diuturnamente pelos policiais militares na rua. “Mesmo diante de todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia, não reduziram as ações e não deixaram de enfrentar a criminalidade”. O capitão também destaca a aproximação da BM com a comunidade. “Trabalhamos cada vez mais utilizando a inteligência e estabelecendo confiança com a comunidade para que nos auxilie no repasse de informações que culminam com a prisão de criminosos e com a retirada de armas das ruas”, afirma o capitão.

ARMAS APREENDIDAS EM 2020

Canela
Espingarda calibre 20
Garrucha calibre 28
Pistola calibre 9mm
Pistola calibre 380
Três revólveres calibre 22
Revólver calibre 38
Revólver calibre 32
Espingarda calibre 32
Espingarda calibre 36
Espingarda artesanal (sem calibre definido)
Espingarda calibre 22
Gramado
Revolver calibre 38
Revólver calibre 32

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para BM APREENDEU 17 ARMAS E PRENDEU 14 PESSOAS POR POSSE IRREGULAR

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época