Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
BUSCA POR PACTO REGIONAL para a construção de AEROPORTO em canela
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

BUSCA POR PACTO REGIONAL para a construção de AEROPORTO em canela

Canela está definitivamente no mapa gaúcho da aviação. Com as melhorias feitas pela Tri Táxi Aéreo no nosso aeródromo e os voos diários da Azul, a cidade passa a ser destino também pelos ares. O serviço oferecido atualmente faz a comunidade reativar um antigo sonho: o Aeroporto das Hortênsias na localidade de Fazenda Ipê. “Mais de 50% dos passageiros que chegam ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem como destino a Região das Hortênsias. Demanda para um aeroporto turístico, com certeza, nós temos”, afirma Lucas Dias, presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC).
O modelo de negócio prevê uma parceria com a iniciativa privada para a implantação do projeto. Os investimentos estimados alcançam a ordem de R$ 250 milhões e grupos estrangeiros estariam interessados na proposta. No entanto, além dos recursos é fundamental existir um esforço regional para que o projeto finalmente decole. Canela concorre diretamente com o projeto de Vila Oliva. E, em outras épocas, lideranças gramadenses manifestaram apoio para Caxias do Sul.
Com a criação do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), o projeto do Aeroporto de Canela ganha aliados importantes. Além da ACIC, a Abrasel, ACINP, ACISF, Apasg, Convention, Sindilojas, Sindtur, Visão, Sicredi Pioneira RS e Sebrae-RS fazem parte da entidade e garantem o apoio que a proposta merece.
Os membros do Contur estiveram reunidos na manhã de terça-feira (19), na Tri Táxi Aéreo no Aeroporto de Canela, para recepcionar um dos voos da Azul Conecta que fazia o trajeto Porto Alegre-Canela. O voo da Azul pousou em Canela e foi recepcionado por aplausos.
Além de fazer com que as entidades unam seus associados para manter os voos diários da empresa, a ação também foi o pontapé inicial para uma mobilização pelo Aeroporto de Canela.

A AZUL CONECTA

A Azul Conecta é a nova empresa sub-regional da Azul Linhas Aéreas. A companhia aérea foi lançada em agosto de 2020. O objetivo da Azul Conecta é ligar cidades menores à malha de voos domésticos e internacionais da Azul, atuando em mais de 30 cidades brasileiras, com forte presença principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
A rota entre Porto Alegre e Canela tem duração média de 20 minutos e é feita regularmente, duas vezes ao dia (manhã e tarde), com uma aeronave modelo Cessna Gran Caravan, sendo os passageiros recepcionados pela Tri Táxi Aéreo que é a empresa responsável pelo receptivo da Azul Conecta em Canela. As passagens para o trajeto podem ser adquiridas no site www.voeazul.com.br.

MANTER SERVIÇOS

Os serviços da Azul no Aeroporto de Canela estão previstos até 31 de janeiro de 2021. O gerente da Azul Viagem destino Serra Gaúcha, Adolfo Pascale, enfatiza a importância de que entidades empresariais estejam unidas na divulgação dos voos que estão ocorrendo. “A Azul tem um grande apreço pelo trajeto. Espero que tenhamos cada vez mais sucesso”, diz.
O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, também destacou a enorme representatividade da Azul no fomento do turismo. “Temos que apoiar. Toda Região só tem a crescer ainda mais no turismo. A Azul é uma grande parceira, que presta um serviço de excelência. Precisamos divulgar que o trajeto é seguro, para que possamos conquistar a confiança das pessoas. A confiança é a palavra-chave”, frisa.

CONTUR PREPARA CARTA Conjunta

O presidente da ACIC, Lucas Dias, destaca que o encontro marcou o início de um pacto regional para a implantação do Aeroporto das Hortênsias em Canela. “O Contur Hortênsias vai trabalhar para solucionar demandas regionais. Entre as pautas, a primeira é o Aeroporto de Canela”, diz.
Em ato simbólico, Dias entregou o projeto do novo aeroporto de Canela para o representante da Azul, Adolfo Pascale. “O projeto foi entregue para a Azul e queremos que outras companhias aéreas conheçam. Nosso próximo passo é enviar uma carta conjunta aos players de mercado buscando apoio”, antecipa.
Além das entidades ligadas ao Contur Hortênsias, estiveram prestigiando a ação os secretários de Turismo, Ângelo Sanches, de Canela, Rosa Helena Volk, de Gramado, Rafael Castello Costa, de São Francisco de Paula, e Valmor Heckler, presidente Contur de Nova Petrópolis.
Conforme Lucas Dias, a instalação do aeroporto em Canela vai beneficiar toda a região. “Não faz sentido a região fazer uma mobilização por Vila Oliva. Os acessos até lá demandam investimentos enormes. Em Canela, temos tudo bem mais próximo. O projeto traria mais benefícios do que o de Caxias”, destaca.

A REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Segundo o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região das Hortênsias (Corede), a região foi considerada durante três anos consecutivos o terceiro destino turístico mais procurado do país. Atualmente, é o maior complexo turístico do Rio Grande do Sul e tem a cidade de Canela como o maior município da região, englobando 30,9% da população total.
Com relação aos meios de hospedagem, a Região das Hortênsias é o principal destaque do Rio Grande do Sul. São 295 meios de hospedagem, representando 18,78% do total do Estado, e 22.556 leitos, o que representa 17,84% dos leitos do Estado.

PORQUE IMPLANTAR UM
AEROPORTO NA REGIÃO?

Com o crescimento constante do turismo, o aeroporto surge como uma necessidade de aumentar a quantidade de turistas e de ampliar o desenvolvimento sócio-econômico da região.
Segundo o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região das Hortênsias (Corede), Gramado e Canela recebem mais de oito milhões de turistas por ano, o que justificaria a opção de ter um aeroporto próprio. Dentro do potencial turístico a região carece de acesso por aeroportos:
Cerca de 50% dos passageiros que pousam no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre vem para Canela ou Gramado
Segundo o Ministério do Turismo, a Região das Hortênsias é a terceira mais desejada por quem visita o Brasil
A Região das Hortênsias conta com cerca de 20% dos leitos de hospedagem do todo o Estado do RS
Crescimento sócio-econômico regional e municipal
Aumento no número de feiras e eventos na região
Crescimento econômico de empresas localizadas no entorno
Maior visibilidade com as agências de turismo do país
Facilitar o acesso direto de turistas
Aumento do número de empregos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para BUSCA POR PACTO REGIONAL para a construção de AEROPORTO em canela

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época