Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO

OUTUBRO ROSA
CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO


O mês de outubro é dedicado à luta contra o câncer de mama. Voltada para a saúde da mulher, a campanha internacional Outubro Rosa tem ganhado cada vez mais força no Brasil. O movimento ocorre anualmente com o propósito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do autoexame de mama. A atitude possibilita diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama aumentando as chances de cura e redução do índice de mortes causadas pela doença. “Só no ano passado foram 66 mil novos casos! Nas conversas, abordamos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Se descoberto nos primeiros estágios, o câncer de mama tem 95% de chance de cura”, revela a farmacêutica Laís Kehl Leobet. Ela coordenou cinco Salas de Conversa dentro das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em relação ao Outubro Rosa.
Conforme Lais, foram abordados temas como os diferentes estágios da doença e quando é necessário procurar assistência médica. Os encontros ocorreram em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e a profissional esteve à frente dos bates-papos desenvolvidos nas UBSs dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e Central. “Foram papos enriquecedores onde trocamos muitas informações valiosas”, destaca.
Muitas são as histórias com finais tristes quando o assunto é câncer de mama, mas também há vários relatos de mulheres que venceram a doença e hoje vivem plenas. Odenizete Maia França, 40 anos, descobriu em dezembro de 2019 que tinha câncer maligno no seio esquerdo grau 3, que indica um crescimento mais rápido, mais provável de se disseminar e esvaziamento de axila com nódulo maligno também. Foi necessário cirurgia para retirada total da mama e esvaziamento de axila com retirada de oito nódulos, sendo um deles maligno.
Após a intervenção cirúrgica, Odenizete recebeu prótese de silicone e iniciou as quimioterapias, com oito sessões vermelhas e 12 brancas. Na batalha para superar a doença, ela ainda contraiu Covid-19. Enquanto fazia o tratamento com quimioterapia, contraiu o vírus ficando internada por 10 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Geral de Caxias do Sul. “Depois, fiz 15 sessões de radioterapia. Hoje, faço acompanhamento com exames de três em três meses e uso de medicamento Anastrazol”, conta.
Para Odenizete, a prevenção pode salvar vidas. “A prevenção do câncer de mama é muito importante porque se for descoberta a doença, tem um bom resultado na hora do tratamento. Quanto mais cedo for descoberto, mais fácil será e uma melhor aceitação do tratamento”, afirma. “Hoje, eu sinto que sou uma mulher maravilhosa e vencedora, com apoio das minhas duas filhas, família e amigos. Agradeço todos os dias pela vida e por estar viva a cada amanhecer”, destaca. Odenizete ressalta que o câncer de mama deixa muitas cicatrizes no corpo e muitas dores nas articulações. Sua dica é optar por uma vida saudável por meio de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos.


CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO
UNIDADES de Saúde recebem bate-papos sobre prevenção

 

CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO
ODENIZETE vive feliz após a batalha contra o câncer


AUTOEXAME POSSIBILITOU DESCOBERTA PRECOCE

Outro exemplo de superação é o de Ioniz Terezinha Serafim, 67 anos. Ao realizar o autoexame durante o banho, em outubro de 2013, percebeu um pequeno “caroço” no seio direito. Logo, veio a desconfiança que acabou se confirmando em um consulta com ginecologista de que se tratava de um nódulo, mas a doença estava no início. Em janeiro de 2014, Ioniz passou por cirurgia para retirada do câncer maligno. A partir daí, foram cinco anos de tratamento com quimioterapia, radioterapia e uso de medicamentos. Hoje, ela está curada e, nos meses de outubro de cada ano, realiza ecografia mamária para confirmar que eliminou o câncer de mama. “Acho a prevenção muito importante. Assim se pode descobrir a doença bem no começo e as chances de cura são bem maiores”, avalia Ioniz.

 

CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO
IONIZ venceu a doença


MOVIMENTO INTERNACIONAL


Voltada especialmente para a saúde da mulher, a campanha do Outubro Rosa foi criada em 1990, nos Estados Unidos. Quando o movimento teve início, era comum que as cidades fossem enfeitadas com laços cor de rosa, sendo o símbolo bastante conhecido e visto durante todo o mês de outubro. No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.
Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CAMPANHA VALORIZA A PREVENÇÃO

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época