CANCELAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA PÁSCOA EM CANELA GERA APREENSÃO
SOMENTE DECORAÇÃO
O cancelamento da programação da Páscoa em Canela está deixando apreensivos os setores do turismo e do comércio. Após dois anos de restrições sem precedentes no período da Páscoa por conta da pandemia, Canela voltou a promover atrações presenciais em 2022. Os espetáculos artísticos e a programação religiosa atraíram um bom número de turistas para a área central. No entanto, a Prefeitura de Canela comunicou, por meio de nota oficial, que “a programação artística do evento foi cancelada pela administração, após análise minuciosa do edital de contratação de produção e execução”.
Conforme o texto, a decisão foi motivada em função da “necessidade de reformulação dos procedimentos de contratação por meio de processo licitatório, em especial, no que concerne a contratação de produção e execução dos eventos”. De acordo com a Prefeitura de Canela, os próximos eventos públicos serão contratados em novo formato.
DECORAÇÃO MANTIDA
Com mais de 30 anos de tradição, a Páscoa em Canela é um dos maiores eventos locais e, segundo a própria administração municipal, atrai milhares de turistas e movimenta a economia de toda a região. Apesar de não contar com atrações artísticas, o evento ocorre de 18 de março até 23 de abril. Serão 37 dias! No período, a cidade contará com decoração exuberante, lúdica e religiosa, despertando nas crianças e adultos, o verdadeiro espírito de solidariedade e renascimento.
O anúncio do cancelamento, no entanto, não foi bem digerido pela comunidade. Os líderes da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC) estão buscando alternativas para reverter o quadro. Em função do impacto negativo do cancelamento, chegou o momento das forças da sociedade unirem esforços na busca de alternativas.
Foto: Roman Odintsov/Pexels
ANÚNCIO VAI TRAZER REFLEXOS
O anúncio do cancelamento pegou a comunidade de surpresa. Para a empresária Adriane Brocker Boeira Guimarães, da Brocker Turismo, a notícia traz reflexos. “Qualquer notícia negativa impacta, especialmente na Páscoa, em que recebemos tantos turistas”, afirma Any.
Any sugere um esforço coletivo da administração para contratar artistas locais e desenvolver espetáculos. “Temos muita gente talentosa na cidade. Se antes de divulgar a informação fosse feito um chamamento aos nossos artistas, poderíamos pensar em alguma ação para evitar o cancelamento. De minha parte, a Brocker vai continuar promovendo o destino para amenizar o impacto”, garante.
ACIC TENTA REVERTER DECISÃO
O presidente da ACIC, Mauricio Boniatti, destaca que a entidade tem feito reuniões com a Secretaria de Turismo na busca por soluções. “Estamos trabalhando com a prefeitura para viabilizar os shows da Catedral de Pedra. Estamos vendo como podemos fazer para ver como ajudar na realização e, dessa maneira, ajudar os comerciantes de Canela”, diz.
Boniatti destaca que a ACIC não sabe quais foram os motivos que levaram ao cancelamento. “Não compete a nós discutir. Entendemos que precisamos trabalhar para que o cancelamento não ocorra. Não há dúvidas de que vai gerar prejuízo aos comerciantes. É uma época em que o comércio espera bastante público. Viemos ainda de uma retomada lenta da pandemia e sentimos uma queda em dezembro. A Páscoa era outra opção de retomada”, lamenta.
PÁSCOA EM GRAMADO TERÁ 30 DIAS
Se Canela procura alternativas para o impasse, a Páscoa em Gramado trabalha em ritmo acelerado. Com atrações lúdicas e religiosas, o evento terá 30 dias de duração. Começa no dia 9 de março e vai até 9 de abril. O lançamento da programação para a imprensa ocorre na próxima sexta-feira, dia 24, no Récolte Restaurante, na rua Coberta.
Além de bela decoração temática nas ruas, praças, rótulas e pórticos, a Páscoa em Gramado terá atrações gratuitas para todos os públicos. Um dos grandes destaques, a Paradinha de Páscoa, vai ampliar seu elenco. Com direito a banda de música, a turma do coelho Pascoalino diverte e emociona o público pela avenida Borges de Medeiros, a principal de Gramado.
Na praça das Etnias, será instalada a Vila de Páscoa, que vai abrigar a Casa do Pascoalino. Além de artesanato e opções gastronômicas, o espaço receberá intervenções culturais e artísticas aos finais de semana. Tudo inteiramente gratuito ao público.
Outra grande atração confirmada é a 2ª Corrida e Caminhada do Coelho, que ocorre no dia 8 de abril. Os competidores interessados poderão fazer suas inscrições a partir de 1° de março.
Além do aspecto lúdico, a Páscoa em Gramado conta com o lado religioso da celebração. Estão confirmadas a Procissão de Ramos e a dos Passos. Conforme o diretor de Eventos da Gramadotur, Diego Scariot, a programação artística e a decoração abordam o aspecto lúdico. No entanto, o lado religioso é parte fundamental da programação. “Trabalhamos o lúdico, mas o aspecto religioso Páscoa tem destaque. Além de procissões abertas da comunidade católica, as demais religiões contam com intensa programação. A Páscoa em Gramado é um dos eventos de maior relevância turística da cidade”, destaca Scariot.
Olá, deixe seu comentário para CANCELAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DA PÁSCOA EM CANELA GERA APREENSÃO
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X