Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Canela deve ampliar vacinação para toda a população adulta na próxima semana
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Canela deve ampliar vacinação para toda a população adulta na próxima semana

O cenário ainda é de preocupação e alerta por conta do avanço da variante Delta no Brasil, mas também é de esperança pela ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19. Nesta sexta-feira (20), Canela retoma a aplicação para pessoas com mais de 21 anos e a expectativa é que todos os canelenses maiores de 18 anos possam receber a primeira dose na próxima semana. “Estamos conseguindo avançar bem rápido. Com a chegada de mais doses, nossa perspectiva é alcançar os 18 anos na próxima semana. Nesta quinta, recebemos 726 doses e estamos retomando a vacinação a partir dos 21 anos”, afirma a secretária da Saúde, Patrícia Valle.
Apesar do bom andamento da campanha, a secretária alerta que a pandemia não acabou e que apenas a imunização com duas doses garantirá o controle da disseminação do vírus. “Em função da Delta, temos que manter o alerta. Não sabemos exatamente como a variante se comporta. O cenário é melhor do que o registrado em março e abril, quando tivemos um turbilhão de casos. No entanto, é necessário manter os cuidados para evitar uma falsa sensação de tranquilidade”, frisa.
Patrícia convoca a população para que tenha consciência e conclua o calendário vacinal. Segundo a secretária, 1.200 pessoas poderiam ter tomado a segunda dose e não compareceram ao local de vacinação. “Temos uma quantia de doses reservada para as pessoas que tomaram a primeira dose entre abril e maio, mas elas não estão voltando. Vamos promover um mutirão no sábado, fora do horário de trabalho, para oportunizar que todos possam completar o calendário vacinal. Só com as duas doses é que conseguimos a eficácia e as pessoas ficam protegidas”, destaca.
Conforme a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pela Vigilância Epidemiológica, a baixa adesão na busca pela segunda dose está receio da população pelos efeitos colaterais. No entanto, ela observa que as reações da dose dois são inexpressivas em comparação com a primeira. “Além de grupos anti-vacina, temos pessoas com medo da reação, mas os percentuais de pessoas com efeitos colaterais são baixos, nem sempre ocorrem”, explica.
Magali também explica que as denominações Astrazeneca, Oxford e Fiocruz tratam do mesmo imunizante. Oxford e Fiocruz são os laboratórios fabricantes e Astrazeneca é o nome da vacina. “Existe bastante confusão, mas é a mesma vacina”, diz.
Segundo a enfermeira, não faltam doses para completar o calendário vacinal dos canelenses. “Dispomos de segundas doses para todos os munícipes. Os imunizantes estão reservados para quem fez a primeira dose na cidade. Se a pessoa fez a primeira dose em outro município e mudou para Canela, deve transferir o cartão SUS para cá e ajustamos”, diz Magali.

SÁBADO DEDICADO À APLICAÇÃO DAS SEGUNDAS DOSES

Com o objetivo de melhorar o índice do esquema vacinal completo e incentivar a procura pelas segundas doses, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma mobilização no sábado (21) destinada exclusivamente para a aplicação das segundas doses.
A vacinação ocorrerá na manhã de sábado, das 8h às 11h, no Centro de Feiras, voltada para o seguinte público-alvo: quem recebeu a 1ª dose da Pfizer até o dia 11 de junho e quem recebeu a 1ª dose da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz) até o dia 15 de junho.
Para receber a segunda dose, é obrigatório apresentar a carteirinha de vacinação contra o coronavírus. A secretária de Saúde, Patrícia Valle, explica que a ação busca proporcionar um horário diferenciado para aquelas pessoas que ainda não conseguiram concluir o esquema vacinal. “Temos consciência de que muitas pessoas estão com dificuldades em função do horário de trabalho e o sábado pode facilitar nesta questão. Faço aqui um apelo para que as pessoas procurem pelas segundas doses”, frisa Patrícia.

PÚBLICO-ALVO

- Quem recebeu a 1ª dose da Pfizer até o dia 11 de junho.
- Quem recebeu a 1ª dose da Astrazeneca (Oxford/Fiocruz) até o dia 15 de junho.

52,8% DOS CANELENSES RECEBERAM A PRIMEIRA DOSE

Das 39.032 doses recebidas até sexta-feira (13), 34.498 estão nos braços dos canelenses, o que representa 88,4% no índice de aplicação. Foram aplicadas 23.764 doses referentes às primeiras doses, o que significa que 52,8% dos canelenses receberam ao menos uma dose.
Já 9.392 pessoas receberam as duas doses e 1.342 foram imunizadas com a dose única, totalizando 23,8% da população com o esquema vacinal completo. O cálculo é baseado na população total estimada para o município de Canela. Conforme dados do SUS, Canela possui 44.998 mil habitantes.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Canela deve ampliar vacinação para toda a população adulta na próxima semana

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época