Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CENOURAS, OVOS E CAFÉ
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CENOURAS, OVOS E CAFÉ

A história não é nova e tem autoria desconhecida.
“Uma filha se queixou ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, surgia outro.
Seu pai levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou-as em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
Alguns minutos depois, ele desligou o fogo e retirou as cenouras e os ovos colocando-os em um prato. Pegou o café e colocou numa xícara. Virando-se para ela, perguntou:
– O que você está vendo?
– Cenouras, ovos e café, ela respondeu.
Ele pediu para experimentar as cenouras. Ela notou que as cenouras estavam macias. Depois pediu que pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca verificou que o interior endureceu com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
– O que isso significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagiu de maneira diferente. Disse:
– A cenoura estava forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amoleceu. Os ovos eram frágeis, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior estava duro. O pó de café, contudo, era incomparável; depois que foi colocado na água fervente, ele mudou a água.
Ele perguntou à filha:
– Qual deles é você? Quando as dificuldades batem à sua porta, como você reage? Você é como a cenoura que parece forte, mas perde a força e amolece? Será como um ovo, que começa frágil, mas que depois de se torna duro, apesar de a casca parecer a mesma? Ou será que você é como o café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor?”
A história serve para os dias atuais. Perder tempo discutindo se o vírus existe ou não, elaborar as mais mirabolantes teorias de conspiração, politizar a situação ou ficar reclamando do problema são as mesmas reações da cenoura e do ovo. A “água quente” já fez o estrago e afeta a todos nós. Precisamos ter a atitude do café. O problema está fora, ao nosso redor, mas a solução pode estar dentro.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CENOURAS, OVOS E CAFÉ

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Jair Assmann

Jair Assmann

★★★★★DIA 08.05.20 23h08RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

Extremamente inteligente e oportuna essa fábula contemporânea. Parabéns, ao menos pela escolha, haja vista o desconhecimento do autor!
★★★★★DIA 08.05.20 12h05RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época