PADRE FRANCO
CENTRO SOCIAL USA A ARTE PARA TRANSFORMAR VIDAS
O Centro Social Padre Franco atende crianças e adolescentes carentes há quase 40 anos. Localizada no bairro Santa Marta, a instituição beneficente realiza um trabalho que envolve cultura, arte, dança, artesanato, música, informática e reforço escolar para 240 alunos, de 6 a 17 anos, que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza e recebem auxílio do programa federal Bolsa Família. Todas ganham refeições enquanto estiverem na entidade e algumas recebem cestas básicas. As atividades são oferecidas no turno inverso ao da escola e acabam dando esperança e transformando a vida dos mais necessitados, além de formarem novos talentos artísticos.
A entidade está se preparando para apresentações na Festa de Nossa Senhora de Caravaggio e também no Natal. Para Caravaggio, um grande elenco formado pelos alunos terá uma importante participação em um dos principais momentos dos festejos, a chegada da imagem da santa no bairro Saiqui. Os alunos do Centro Social irão encenar a coroação de Caravaggio, por meio de teatro e danças. “Todos têm uma expressão artística a qual se dedicam mais. Não adianta ministrarmos aulas sem dar oportunidade dos alunos se apresentarem”, resume o atual presidente do Centro Social Padre Franco, Maicon Moura, 29 anos.
Para o período de Natal, Moura destaca que a instituição promoverá novamente ações, mas com uma inovação. O tradicional Desfile de Natal protagonizado pelos alunos da entidade pelas ruas do bairro Santa Marta ocorrerá à noite. “Neste desfile, vamos ter 200 alunos e 30 atores profissionais”, revela Moura.
Os artistas do Padre Franco estão sempre prontos para atuar e encantar. A convite da Prefeitura, a entidade participou da programação de Páscoa e fez bonito na Parada. Alunos da instituição formaram o elenco da principal atração da festividade. “Foram menos de 15 dias para ensaiar, encontrar figurino e desfilar. Foi tudo corrido, mas no final deu tudo certo”, lembra Moura. O Centro Social também realizou um show para marcar o Dia das Mães. “Foi uma apresentação linda, com violão, dança e teatro. Também oferecemos chá e bolo para as mães dos alunos. Foi um dia especial que emocionou a todos”, frisa. “Para nós, uma mãe ver o seu filho no palco é uma prestação de contas que realizamos, uma prestação de contas do nosso trabalho e do tempo que o aluno passa com nós”.
Neste sábado (20), a instituição realizará um evento em comemoração ao Dia da Família, que contará com um receptivo café da manhã, seguido da palestra “Fortalecimento de Vínculos Familiares”. Logo após será promovida uma roda de conversa para que as famílias possam falar de seus desejos, suas frustrações e angustias, e a instituição possa disponibilizar ajuda através de diálogos e orientações. Uma atividade de integração entre os participantes também está prevista.
O principal objetivo do Centro Social Padre Franco é aproximar cada vez mais as famílias da instituição, fortalecendo o vínculo e enaltecendo a importância dos valores familiares, sendo este o primeiro encontro de muitos que ainda virão ao longo do ano.
EM OFICINAS alunos acabam se transformando artistas
DE ALUNO A PRESIDENTE DA ENTIDADE
A frente do Centro Social Padre Franco desde 2021, o mandato de Maicon Moura encerra neste ano. Com formação acadêmica em Administração de Empresas, ele é ex-aluno da entidade. O jovem ingressou na instituição aos seis anos, onde freqüentou as oficinas até os 15 anos, tendo seu primeiro emprego na própria instituição. De 2017 a 2021, foi coordenador geral do Centro Social. Ele é testemunha de várias trajetórias emocionantes e de superação. “No Padre Franco, nós temos várias histórias que nos emocionam. Hoje tem vários artistas nossos que participam do Natal e da Páscoa”, recorda. “As nossas crianças querem ser tantas coisas, querem ser influencers, artistas, jogadores de futebol e, por isso, buscamos oferecer todas as oportunidades possíveis para eles”, comenta. “Nós procuramos dar esperança e também constituir famílias mais estruturadas. Temos histórias de crianças depressivas por causa do convívio com os pais, mas que a partir das nossas atividades, hoje a família está bem mais unida”, destaca.
MAICON Moura preside a associação desde 2021
“AMOR É A PALAVRA QUE RESUME O NOSSO TRABALHO”
O Centro Social Padre Franco é administrado pela Associação Assistencial Dom Luiz Guanella. No dia 1º de setembro, a entidade completará quatro décadas de serviços prestados a comunidade de Canela. Uma grande festa, incluindo o lançamento de um documentário, está sendo organizada para celebrar a data. Mas como uma instituição beneficente se mantém e ainda entrega para a sociedade talentos artísticos? “Nós fizemos tudo com pouco recurso. Temos uma equipe maravilhosa”, afirma Moura. “Nós temos um amor muito grande pelo o que fizemos. Ver uma criança feliz é muito gratificante pra nós. Amor é a palavra que resume o nosso trabalho. As pessoas fazem de forma robótica e nós entendemos que cada criança tem sua história, a sua necessidade e não como um número”, destaca.
As dificuldades enfrentadas pela entidade para auxiliar crianças em vulnerabilidade social são muitas, mas são vencidas a partir da solidariedade das pessoas. “Acreditamos muito na boa vontade do próximo e na fé em Deus. Às vezes, temos poucos insumos e nos pedem. Nós dividimos e, no dia seguinte, recebemos uma carga nova”, ressalta. Para a sua manutenção, a entidade promove rifas, galetos solidários, briques e outras ações. “Sempre pedimos ajuda para parceiros. Recebemos muita ajuda da comunidade e doações, além do incentivo financeiro do Poder Público. Se não, não iríamos conseguir dar continuidade e nem atender esse número de crianças”
DANÇA também faz parte das atividades oferecidas
Olá, deixe seu comentário para CENTRO SOCIAL USA A ARTE PARA TRANSFORMAR VIDAS
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X