Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA

CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA

SEMANA FARROUPILHA

Com início na terça-feira (13), a Semana Farroupilha segue com programação intensa. Os festejos estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Turismo e pelo CTG Querência. Entre as atividades comemorativas, junto a Central de Informações Turísticas na praça João Corrêa, foi montado um espaço de convivência onde a comunidade e visitantes podem cevar um mate, conferir apresentações dos DTGs das escolas e de artistas canelenses, além de contação de causos e encontro de invernadas.
Neste sábado (17) e domingo (18), o Parque de Rodeios do Saiqui, receberá o Campeonato Municipal de Laço. No domingo, também ocorrerá jantar baile no Salão da sede campeira do CTG, animado pelo Grupo Pilcha Nova.
O Desfile Farroupilha, ponto alto das comemorações, está previsto para ocorrer na terça-feira (20). O cortejo tradicionalista sairá do Parque do Palácio em direção ao Parque do Saiqui, onde acontecerá a Missa Crioula, seguida do Hino Riograndense para a extinção da Chama Crioula, ato que marcará o encerramento da Semana Farroupilha.
A Chama Crioula é um dos principais símbolos do tradicionalismo e reverencia o amor do gaúcho pela sua terra, o Rio Grande do Sul. Ela foi acessa na quarta-feira (7), e frente a Prefeitura, quando o chefe do Executivo, Constantino Orsolin, retirou da Pira da Pátria uma centelha do Fogo Simbólico, acendendo o candeeiro crioulo e entregando a Chama, ao patrão do CTG Querência, Jeferson Lódea.
Os mais de 100 cavalarianos que acompanharam a cerimônia iniciaram o traslado da Chama Crioula, conduzida pelo tradicionalista Germi Oliveira, até a sede campeira do CTG Querência no Parque de Rodeios do Saiqui.
No CTG, Oliveira e Lodéa repassaram a chama a Zenira Nunes Willrich, homenageada na Ronda Crioula deste ano, celebração que antecedeu as comemorações Farroupilhas. Aos 67 anos de idade, essa foi a primeira vez que ela é a responsável por zelar pela Chama Crioula. “Ser guardiã da Chama Crioula é e sempre será uma satisfação. Acredito que cada pessoa escolhida traz consigo uma história dentro do tradicionalismo com maior ou menor participação, mas marcou de alguma forma pela sua passagem, por isso veio a ser lembrada”, resume.
“Usar palavras para descrever este momento é difícil. Hoje, me sinto feliz, honrada, agradecida e agraciada. Peço que não deixem apagar a chama da tradição, alimente a história, faça história, ensine os seus a gostar da nossa cultura. Ela é rica, forte e única”, enaltece Zenira.


CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA
ATIVIDADES para crianças também fizeram parte da Semana Farroupilha
Fotos: Marina Gil

 

ZENIRA WILLRICH TEM 45 ANOS DE DEDICAÇÃO AO TRADICIONALISMO

A trajetória de Zenira no tradicionalismo iniciou há 45 anos e, neste período, já foi prenda, patroa, vice-patroa e coordenadora da Invernada Artística do Querência. “Falar sobre o tradicionalismo hoje pode gerar divergência. Os tempos são outros, as pessoas pensam diferente, apresentam outros princípios; porém o tradicionalismo, o qual eu fiz parte, era grandioso, respeitoso, as pessoas dentro ou fora da pilcha apresentavam a mesma postura e as mesmas considerações, tentava-se manter a chama, os costumes perpetuavam gerações, nas entidades se estudava sobre o assunto, todos debatiam e seguiam a risca as normas”, relembra.
“Os festejos Farroupilhas são organizados pelos CTGs. Portanto, cada cidade e entidade costumam fazer de forma que agregue peões e prendas tanto da artística quanto da campeira. Cada um faz sua parte e juntos comemoram, fazendo um grande evento”, acrescenta.
Nos 68 anos de existência do Querência, Zenira foi a terceira mulher a ser guardiã da Chama Crioula durante as comemorações da Semana Farroupilha. Como protetora da Chama Crioula, ela recebeu várias homenagens. “Foram muitas homenagens desde a receptividade, as palavras proferidas a cada dia, por cada um, os músicos que não mediram esforços para me apoiar, minha família e amigos que ajudaram a fazer e servir o jantar da primeira noite que era de minha responsabilidade, os presentes e flores que ganhei, mas a maior e mais sincera homenagem foi a presença de cada um”, afirma.
“Sempre convidamos pessoas que fizeram ou fazem algo em prol do tradicionalismo e do nosso CTG”, explica o atual patrão do Querência, Jeferson Lodéa.
De 7 a 12 de setembro, na sede social do Parque de Rodeios do Saiqui ocorreu a Ronda Crioula, evento que antecedeu a Semana Farroupilha. Durante cada noite, aconteceram momentos de convivência e manifestações da cultura gaúcha com jantar por adesão a cargo dos piquetes de laçadores, apresentações de invernadas artísticas e tertúlia.

 

CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA
ZENIRA também foi patroa e coordenadora da Invernada Artística do Querência


PROGRAMAÇÃO DA PRAÇA

Sexta-feira (16)
14h30 – Apresentação dos DTGs
DTG Querência Ingo Lied – E.E.I. Ingo Lied
DTG Pequeninos da Evaldo Port- E.E.I. Evaldo Port
DTG Querência Amada – E.E.I. Lucimara Basei
15h15 – Conta Causos
17h30 - Rodrigo Batista- Gaita e voz
Sábado (17)
15h – Conta Causos
15h30 - Rodrigo Batista- Gaita e voz
17h – Apresentação das invernadas Artísticas CTG Querência de Canela e Invernada Juvenil do CTG Os Tauras da Colina de Igrejinha
Domingo (18)
15h - Conta Causos
16h - Apresentação das invernadas Artísticas
Invernada Artística CTG Querência de Canela
Invernada Artística CTG Manotaço de Gramado
Invernada Artística CTG Pousada da Serra de Nova Petrópolis
Segunda-feira (19)
15h - Conta Causos
16h - Retruco Doble
17h30 - Emilio Fogaça – Gaita e Voz
Terça-feira (20)
12h - Conjunto Folclórico Os Tapejaras de Canela
14h - Conta Causos
15h30 - Grupo Retruco


* Em caso de chuva as apresentações serão transferidas para o Teatro Municipal

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CHAMA CRIOULA SOB A GUARDA DE UMA PRENDA

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época