Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Chasque da Amizade
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Chasque da Amizade

A Matería Capitão Rodrigo comemora neste mês de novembro cinco anos de atividades. Para celebrar a data, os proprietários Rodrigo Lobato Schlee e Fernanda Valente de Souza, desenvolveram a ação “Chasque da Amizade” com amigos e comunicadores da região. Nesta quarta-feira, dia 25, o ator Rodrigo Bach entregou alguns “regalos” gaúchos, interpretando Nicolau, o bolicheiro da cidade de Santa Fé na obra de Érico Veríssimo, O Tempo e o Vento.
O livro inspirou o nome do estabelecimento, que está situado em Gramado. “Somos um comércio cultural, que valoriza a arte e a cultura. Então decidimos entregar um singelo “regalo” (presente) aos amigos que estão conosco acompanhando essa história desde o início e também àqueles que divulgam a nossa gente e a nossa tradição gaúcha”, explica Fernanda.
A entrega ocorreu por meio do chasque - que significa o mensageiro, o enviado de confiança. A palavra é originária do dialeto indígena quechua e o termo hoje foi incorporado à cultura e ao vocabulário pampeano. A ação prossegue nos próximos dias com jornalistas e amigos de outras cidades do Estado.
A primeira Matería do Brasil está localizada no Largo da Borges, aberta todos os dias, e tem como referência a seleção de padrões de erva-mate para o melhor chimarrão, tererê e chá-mate gelado ou quente. Além de uma variedade de artigos para o chimarrão e bebidas à base de mate, todos os produtos envolvem a cultura do mate chimarrão, a Matería também oferece os tradicionais doces finos de Pelotas e medialunas “Punta y Bariloche”. Foi uma iniciativa super original. Fica no Largo da Borges 2727 – Gramado

Chasque da Amizade

Graças à Matería, eu aprendi a fazer meu próprio chimarrão! Aí vai a dica:
Como fazer um chimarrão
1. Coloque erva até a altura do pescoço da cuia.
2. Para formar o morrinho, tampe um lado da cuia com uma das mãos, ou com o auxílio de algum pratinho raso, e deite-a de lado. Com isso, a erva se concentrará em um dos lados da cuia.
3. Misture água quente (70 graus) com água na temperatura ambiente para deixar morna. Coloque-a no espaço não ocupado pela erva.
4. Deixe a cuia inclinada no porta cuia por até quatro minutos para cevar a erva. A água vai penetrar e manterá a erva firme.
5. Segure a cuia na posição de sorver o mate e acrescente mais água quente até chegar na borda.
6. Hora de colocar a bomba. Para isso, tampe a extremidade superior da bomba com o dedo para evitar a entrada de ar. Coloque a bomba no mate e ajeite na lateral para beber.

Atenção!!!
Beba até roncar, mas durante a pandemia NUNCA passe adiante.

Chasque da Amizade

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Chasque da Amizade

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época