Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Cinema para saborear e fazer pensar
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Cinema para saborear e fazer pensar

Cinema, gastronomia e reflexão é um trio que dá certo. A união dessas experiências em uma noite de sabor e conhecimento tem público fiel em grandes centros e mesmo em cidades pequenas, como Canela e Gramado. Basta que haja excelentes profissionais na criação de pratos, nas áreas da psicanálise, da psicologia, da filosofia e que sejam, todos eles, cinéfilos. Que outro ingrediente falta? Um lugar propício para uma confortável sessão de cinema, um jantar e uma troca de impressões. Isso tudo já rolou por aqui, por bastante tempo, em épocas pré-pandemia em que as reuniões eram permitidas. Em Gramado e Canela, no Hotel Casa da Montanha (com o Cine Gourmet), no Magnólia RestoBar (com o Cine Conhecimento) e no Café Aroma Literário, com o Escutarte.

Cinema para saborear e fazer pensarCinema para saborear e fazer pensar

Cinema para saborear e fazer pensar

Realizadoras do Escutarte 2021: Sabrina Sironi, Neusa Hickel e Fernanda Chies.


Pois a receita de sucesso do Escutarte volta a ser preparada agora, aprimorada como um prato recebe o toque final do melhor chef, em outro meio, o online. A parceria da Doutora em Psicologia Social e Institucional Neusa Kern Hickel e da bióloga especializada em Arteterapia e Picanálise Sabrina Barbosa Sironi passa a ser, em 2021, com quem sabe encantar pelo prazer de comer e beber bem: Fernanda Chies, do Magnólia. Essas três mulheres estrearão a temporada 2021 do Escutarte, (sob o nome Cinema, Afectos e Sabores), nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, às 19h, com o já clássico A Festa de Babette. Segundo as autoras do projeto, “compor cinema e gastronomia se tornou possível desde uma inflexão cultural que atribui, ao ato de preparar alimentos, um gesto estético. Da ética de sustentar a vida através do alimento ao reconhecimento da ‘ânima’ que se aninha na sua transformação”.
O roteiro dessa experiência interessantíssima é: os inscritos recebem em casa o menu especial Magnólia Escutarte, inspirado no filme que está em análise. Adquirir esse jantar habilita os comensais a receberem o link para participar da conversa ao vivo na plataforma Google Meet. Com criatividade, então, as organizadoras criaram um evento que une o presencial, através da comida, e o virtual, fazendo essa transposição. São debates e afecções à distância produzindo intervalos temporais e suscitando memórias e pensamentos, mas com a o sabor da história servido na sua mesa de jantar.
Prova do acerto da iniciativa, para essa primeira rodada os convites já foram todos vendidos. Para quem vai sentir em casa o sabor de uma pequena festa Babettiana, o menu é: entrada: vol au vent de gorgonzola com peras e mini salada; prato principal: ravioline Du Boeuf com ragú de champignons; sobremesa: baba au rhum.
Os comensais também receberam um pen drive em que estão, além do filme dinamarquês A Festa de Ba
bette, os próximos dois programados para o projeto Escutarte: Chocolate (produção anglo-americana de 2.000) e O Cheiro da Papaia Verde (franco-vietnamita, 2007). Então se ligue para participar dos próximos dois encontros. Chocolate é assunto para 17 de março e O Cheiro da Papai Verde está programado para 21 de abril de 2021. Os fones de contato para inscrições são: 51 9 9966 8505 (Neusa) e 54 9 8111 4229 (Sabrina).
Sabrina e Neusa encontraram a melhor forma de oferecer essas preciosidades do cinema, entremeadas de reflexões sobre o lugar disso que nos afecta, e o que daí decorre. Para consagrar a experiência sensorial, o talento de dar água na boca de Fernanda Chies.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Cinema para saborear e fazer pensar

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época