Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
COISAS QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

COISAS QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER

COISAS QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER

Estamos em pleno carnaval. O primeiro completamente livre das amarras da pandemia. Alguns irão dizer que a pandemia não acabou. O COVID não acabou e, lamento informar, não acabará. Será uma doença que passará a conviver conosco para todo o sempre, exatamente como foi com a AIDS no início dos anos 80.

Apesar de vermos as pessoas convivendo felizes e completamente alheias as questões do COVID 19 na TV e nas ruas, ainda existem lugares onde somos obrigados a utilizar máscaras. Em muitos deles o uso é realmente pertinente e importante, como estabelecimentos de saúde. Em outros, porém, a situação beira o absurdo.

O local mais estranho para mim, são os aeroportos e aeronaves. Mesmo sabendo que a filtragem dos aviões é muito eficiente e existem poucos indícios de contaminação em massa dentro delas, ainda somos obrigados a utilizar máscaras. Mas, podemos remover para comermos ou bebermos! Então basta pegarmos um copo de água e estamos livres para não utilizarmos as máscaras!

Esta banalização do uso contribui para que ocorram problemas no uso, ao ponto de, um grande número de trabalhos científicos não demonstrarem um real benefício do uso das máscaras para a prevenção da COVID 19 e outras doenças transmitidas através das vias aéreas.

A melhor forma de usar as máscaras é da forma adequada, com equipamentos de boa qualidade (máscaras N95) e nas situações em que ela se faz realmente necessária.

Além disso, elas realmente fazem a diferença quando um paciente infectado faz uso das mesmas. Ao colocar o dispositivo, existe uma redução importante da área de abrangência das partículas expelidas pelas vias aéreas da pessoa contaminada.

Infelizmente não soubemos olhar para quem faz o certo. Nessa questão do uso de máscaras os japoneses dão aula faz muito tempo. Sempre que um japonês está gripado, ele faz por sua livre escolha, uso de máscaras em ambientes públicos ou quando tem contato com outras pessoas. Quem já esteve por lá, observa diversas pessoas dentro dos trens, por exemplo, usando máscaras.

Isso é educação e conhecimento. Isso não é imposto, é fruto de décadas de entendimento e aprendizado. Lá as pessoas têm a exata noção de que o ato de usar máscara é um respeito e uma proteção aos outros, que nada tem que ver com a doença alheia.

Mas infelizmente, aqui no Brasil e em diversas partes do mundo, somos obrigados a fingir um uso ineficiente e banalizador de um dispositivo que efetivamente, quando utilizado de maneira correta, salva vidas!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para COISAS QUE EU NÃO CONSIGO ENTENDER

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época