Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Concessão
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Concessão

Concessão

Tramita na Câmara de Vereadores de Gramado um projeto de lei do Executivo que pretende conceder para a iniciativa privada o posto de informações turísticas da Praça Major Nicoletti. Ao contrário da reforma do deck do Lago Joaquina Rita Bier, onde já foram distribuídos três releases, não foram dados maiores detalhes ao distinto público gramadense. O trade turístico mostra preocupação com o projeto, embora nenhuma manifestação pública tenha sido feita até agora. O projeto é ruim na sua forma e na sua essência. Ele não especifica valores da outorga e é tão amplo que permite, por exemplo, a sublocação.
De acordo com a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk (PP), o objetivo é fomentar a procura pelo espaço oferecendo serviços de ingressos. Imaginem que, em caso de aprovação do projeto de lei, uma agência de turismo ganhe a licitação. Ela obviamente vai privilegiar os seus pacotes e produtos turísticos. Aí o dono de pousada ou restaurante que quiser estar dentro, terá que pagar uma comissão para a empresa vencedora da licitação. Ou seja, só vai se dar bem quem estiver dentro do pacote da agência. Sou a favor de concessões em áreas não essenciais ao poder público. Só que no caso de Gramado, o turismo é a coisa mais essencial para que todas as outras atividades funcionem. Ou seja, o posto de informações turísticas não pode e não deve ser objeto de concessão.

Mais lembrado

A Rede Laghetto Hotéis é novamente a empresa mais lembrada no Rio Grande do Sul quando o assunto é hotelaria. A 31ª edição do Top Of Mind, da revista Amanhã, revelou as marcas mais lembradas pelos gaúchos. E pelo terceiro ano consecutivo, a Laghetto foi escolhida em 1º lugar na categoria Rede de Hotéis Executivo.

Bistrô na praça

Outro projeto de lei equivocado do Executivo é aquele que concede o deck da Praça Major Nicoletti. De acordo com a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk (PP), a ideia é de que um bistrô seja instalado no local. A pergunta que não quer calar: com tantos bistrôs próximos, Gramado precisa de um na sua praça central? Já temos uma das menores praças centrais do Brasil, graças ao valor que damos a cada metro quadrado de área. Agora, o Executivo pretende lotear a área pública, como se a locação fosse ser representativa para os cofres públicos.

Abrasel é contra

Representante da gastronomia de Gramado, a Abrasel Hortênsias foi a primeira entidade a se manifestar contra a concessão do posto de informações da Praça Major Nicoletti, proposta pela Prefeitura. “Somos veementemente contra porque a nossa matriz econômica está no turismo”, afirma o presidente da Abrasel, Felipe Andreis. “Precisamos de uma Secretaria de Turismo forte e este papel de informações turísticas e sua manutenção é da secretaria”, complementa Felipe.

Pedágio cai

Desde ontem (5), veículos de passeio pagam 10% menos pedágio em oito das 12 praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A medida integra um alinhamento tarifário promovido pelo órgão público para padronizar a cobrança conforme o modelo adotado em todo o país. Com o desconto, a tarifa para veículos leves nas praças da região ficará em R$ 7,10.

No Planalto

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta terça-feira (3) aos ministros Onyx Lorenzoni (Dem), no comando do Ministério do Trabalho e Previdência, e Joaquim Alvaro Pereira Leite, no Meio Ambiente. Luiz Eduardo Ramos também tomou posse como novo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República. A assinatura dos termos de posse foi em cerimônia simples no Palácio do Planalto.
Dois empresários gramadenses participaram da cerimônia de posse dos novos ministros: Joel Oberherr e Conrado Fassbinder. Eles haviam ido para uma manifestação pró-Bolsonaro no domingo, mas em função da neblina em Porto Alegre, só conseguiram chegar na segunda-feira (2). Amigos do gaúcho Onyx Lorenzoni, os dois gramadenses foram convidados para a cerimônia, levando sacolas de chocolates da Prawer e Lugano. Bolsonaro também recebeu uma camiseta do Pelotas, um presente da empresária Neusa Silveira, proprietária do Kur Hotel.

Variante Delta

A Fiocruz confirmou, quarta-feira (4), mais dois casos da variante Delta do coronavírus em Gramado. Um deles já era considerado confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), pois apresentou resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), somado ao vínculo epidemiológico com um caso confirmado por sequenciamento genético completo da Fiocruz. O segundo caso também é contactante do primeiro paciente confirmado em Gramado. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados do isolamento.

Duplicou

Depois de um período de estabilidade na fase de 50 casos ativos, a covid-19 deu um salto em Gramado e se aproxima da faixa de 100. A comparação foi feita entre as duas últimas segundas-feiras.

Concessão

Canela também sentiu os efeitos do fim da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado que vinha sendo adotado pelo Governo do Estado. Em junho, o município criou 229 empregos com carteira assinada, resultado da admissão de 1.005 pessoas e a demissão de outras 776. No acumulado do ano, a economia canelense registra um saldo positivo de 459 empregos. Já no período compreendido dos últimos 12 meses, entre julho e de 2020 e junho de 2021, Canela tem um saldo positivo de 1.129 empregos formais.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Concessão

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época