Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CONTÁGIO AUMENTA EM CANELA E GRAMADO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CONTÁGIO AUMENTA EM CANELA E GRAMADO

Na prevenção e combate à pandemia do coronavírus, Canela e Gramado estão diante de um cenário preocupante e que infelizmente vem se agravando. Os números de pessoas infectadas e os óbitos causados pela doença seguem em ascensão nos dois municípios, o que confirma que o vírus chegou e os cuidados para evitar uma contaminação comunitária devem ser redobrados.
Até a quinta-feira (24), Canela contabilizou 141 casos positivos e três óbitos de moradores por covid-19. Em sete dias, foram registrados 41 novos casos e dois óbitos. Na vizinha Gramado, a situação é ainda mais grave. Entre os dias 17 e 23, foram registrados 72 casos e quatro pacientes faleceram vítimas da covid-19. Atualmente, Gramado tem 215 casos e sete mortos
A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, conta que a proliferação do vírus na cidade está preocupando e as ações preventivas estão sendo intensificadas. “O aumento dos casos positivos nos preocupa. Estamos vivendo uma pandemia e não sabemos o que nos espera”, diz. Patrícia enfatiza que o contágio pelo coronavírus evoluiu nos últimos dias porque mais pessoas estão procurando atendimento e acabam descobrindo que estão infectadas. Nem todas as pessoas que contraíram a covid-19 apresentam sintomas da doença. Em muitos casos, os pacientes são assintomáticos, mas propensos a transmitirem o vírus.
“Independente das pessoas acharem que estão ou não com coronavírus, ao perceber qualquer sintoma de síndrome gripal, devem procurar a tenda junto ao hospital, por que, o que o quanto antes a pessoa procurar atendimento, o quanto antes ela será tratada”, recomenda Patrícia. Ela revela que um levantamento da Secretaria de Saúde aponta que os bairros onde a contaminação de moradores foi mais incidente até o momento são: Centro (15), Vila Luiza (9) e Canelinha (8).
Segundo Patrícia, ainda não é possível afirmar quantas pessoas infectadas desde o início da pandemia eram assintomáticas. “Nós temos esses dados, mas eles ainda não foram compilados. É um trabalho minucioso que em breve será feito”, comenta. Ela indica o site www.canela.rs.gov.br/coronavírus para a busca de informações sobre o comportamento e a evolução do coronavírus em Canela.
AFASTADOS
Entre Canela e Gramado há diversos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a proliferação do vírus, além de atuarem no tratamento de pacientes infectados. Somente no Hospital de Caridade, 14 trabalhadores foram afastados das suas funções porque apresentaram sintomas gripais – dois testaram positivo para covid-19. “Estamos monitorando a situação. Não quer dizer que todos estejam infectados, mas eles precisam ficar em isolamento por 14 dias”, explica a secretária. “O risco de contágio deles é um pouco maior, mas nós temos que proteger as nossas equipes. Temos que proteger quem cuida da comunidade”, ressalta Patrícia.

FAMÍLIA TEVE QUATRO PERDAS POR COVID-19

Uma contaminação familiar ocorrida na região ganhou notoriedade. Doze pessoas da família Padilha foram infectadas pelo coronavírus. Quatro vieram a óbito e uma está internada em estado grave na UTI Covid do Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado. A família foi procurada pelo Nova Época, mas diante da repercussão negativa da situação em outros veículos de comunicação, nenhum familiar quis se manifestar.
Apesar da triste situação vivida pelos Padilha, a contaminação familiar não é tão incomum. Em Canela, nove integrantes do mesmo ciclo familiar contraíram a covid-19. Destes, um está internado em hospital. Os demais estão em isolamento. “Estamos monitorando a situação. Passamos várias orientações, principalmente que nenhum familiar infectado pode ter contato com o restante da família”, comenta a secretária de saúde, Patrícia Valle. Uma outra família teve três pessoas infectadas. 

MP COBRA PROVIDÊNCIAS DO EXECUTIVO MUNICIPAL

O Ministério Público (MP) está cobrando que o Poder Executivo adote medidas para fazer valer o distanciamento controlado imposto pelo Governo do Estado, além de evitar de forma eficiente a contaminação entre o funcionalismo público municipal. O MP sugere a implantação ou intensificação de ações como barreiras sanitárias nos limites territoriais com Gramado e também São Francisco de Paula, criação de rotinas de fiscalização em hotéis, bares, restaurantes e similares, evitar reuniões e aglomerações no Paço Municipal restringindo o acesso à Prefeitura, ampliação da testagem no funcionalismo público, adoção de medidas sanitárias rigorosas nos acessos de qualquer setor do Paço Municipal, mediante controles de temperatura, fornecimento de máscaras e exigência permanente do acessório de proteção, utilização de álcool em gel e uso de tapetes de descontaminação, entre outras.
O promotor de Justiça, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, afirma que observou que a Prefeitura não tem seguido adequadamente a orientação de que os servidores devam usar equipamentos de proteção individual no exercício de suas funções. “Aliás, há a notícia, embora não confirmada, de que três servidores municipais contraíram a covid-19. Convém que cumpra suas próprias normas, aplicando sanções administrativas, se for o caso, aos descumpridores”, sugeriu Paulo Eduardo, em procedimento administrativo de acompanhamento de políticas públicas encaminhado para a administração municipal. 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CONTÁGIO AUMENTA EM CANELA E GRAMADO

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época