Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
CORONAVIRUS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

CORONAVIRUS

 

Quarta-feira o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Coronavírus, ou COVID19 no Brasil. Um brasileiro que retornou da Itália há poucos dias, trouxe consigo o vírus que está paralisando a China e assustando o mundo. Ainda não existe nenhum caso confirmado de transmissão interna no Brasil, mas, neste momento, temos outros 20 casos suspeitos.
Apesar de ser menos letal que o próprio vírus da gripe, que apresenta sintomas semelhantes, o vírus se espalha rapidamente e está trazendo transtornos no mundo inteiro. Com a chegada do COVID19 na Europa, as aulas já foram suspensas no norte da Itália e em partes do Reino Unido. A doença se espalha rapidamente e parece questão de tempo para que o vírus esteja em toda a Europa. Existem também centenas de casos no Japão, onde inclusive surgem boatos do cancelamento dos Jogos Olímpicos. Na Europa, diversas feiras estão sendo adiadas ou canceladas e as autoridades pedem que viagens de avião e trem só sejam feitas em caso de extrema necessidade.
Mas e para nós aqui da Serra Gaúcha, quais as perspectivas e riscos? Confesso que ao pensar nos cenários possíveis eu realmente me assusto.
Com o início do inverno, a tendência é que o vírus se espalhe mais rapidamente pois ele vive mais tempo em temperaturas baixas. Ou seja, somos uma área onde o vírus deve sobreviver mais em relação a áreas mais quentes do Brasil. Associado a isso temos a questão da diminuição das viagens aéreas, algo recomendado pelas autoridades. Lógico que o turismo será afetado pois muitos não irão querer se arriscar andando de avião ou ônibus.
Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas também devem ser evitados em casos de epidemias. A Serra Gaúcha, em razão das condições climáticas, possui a maior parte de suas atrações em ambientes fechados, inclua-se aí hotéis, restaurantes e alguns parques temáticos. Por fim, estamos testemunhando o adiamento e cancelamento de diversas feiras e congressos pelo mundo, outro ponto base de nossa economia.
Canela e Gramado precisam unir forças para criar um plano de contingência, que eduque seus moradores com estratégias de prevenção da doença. Não podemos arcar com o ônus de termos casos de Coronavírus em nossa região pois o ônus será incrivelmente maior do que em qualquer outra parte do país. Vivemos do turismo e precisamos que as pessoas se sintam seguras de visitarem nosso chão.
Espero que nada disso se concretize pois, neste momento em que iniciamos uma recuperação econômica e que muitos negócios se encontram no limite de suas economias, tudo o que não precisamos é de um vírus para complicar ainda mais a nossa vida.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para CORONAVIRUS

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época