Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Cúrcuma, a especiaria auspiciosa
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

A cúrcuma é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda, desenvolvida na Índia há cerca de seis mil anos. É tão preciosa e benéfica que as noivas costumam esfregar seu pó dourado nas bordas dos sáris de casamento e colocar um pouco na cabeça dos recém nascidos para trazer sorte.
Pertence a mesma família do gengibre e apresenta uma série de propriedades medicinais importantes como o óleo essencial e a curcumina, responsável pela cor característica amarela. Essa planta apresenta valor medicinal bastante conhecido na Ásia. Na medicina chinesa, por exemplo, é utilizada contra icterícia, problemas hepáticos e digestivos. Além disso, acredita-se que a Cúrcuma pode ajudar a combater alguns tipos de câncer, retardar o processo de envelhecimento e combater o mal de Parkinson e o Alzheimer.
É um dos alimentos básicos da culinária Ayurveda, que propõe a harmonia entre corpo, mente e alma.

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

No Ocidente, cada vez mais investigações indicam que os benefícios de consumir a raiz, normalmente comercializada em pó, são inúmeros: ajuda a tratar resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.
Contêm minerais e vitaminas, como o potássio, a vitamina C e a vitamina E. Utilizada por atletas, especialmente corredores, a Cúrcuma mantém a pressão arterial, evitando que se eleve durante os exercícios. Quando consumida com mel, ajuda na recuperação de tensões, torções e hematomas que podem ocorrer na prática do exercício. Principalmente agora com a pandemia, a Cúrcuma tem sido utilizada para ajudar a fortalecer a imunidade. Anote esta receitinha saudável:

Suco de limão com cúrcuma
Adicione uma colher (sopa) de cúrcuma em um copo de suco de limão. É bom ingerir no café da manhã, ainda em jejum, com uma colher de chá de mel e uma pitadinha de pimenta do reino.

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

Receita Deliciosa de Arroz com Cúrcuma
Ingredientes:
2 copos (americano) de arroz
1/2 cebola média
1/2 colher de açafrão
1/2 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de Fazer:
Lave o arroz e faça-o como de costume e reserve-o.
O arroz deve ficar soltinho.
Refogue a cebola na manteiga, coloque o açafrão e por último o creme de leite. Depois misture ao arroz.

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

Atenção: A cúrcuma (cúrcuma longa) originária da Índia e do sudeste da Ásia, muitas vezes, é confundida com a Crocus sativus, que é conhecida também como açafrão ou açafrão verdadeiro. A confusão está no fato de que as duas plantas possuem a propriedade de pigmentar da cor amarela, entretanto, o açafrão verdadeiro possui aroma mais intenso e cor mais vibrante e é muito caro, chega a custar mais de 70 reais o quilo.

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

A Cúrcuma, assim como dezenas de outras especiarias, produtos naturais e gourmet pode ser encontrada no Armazém Viezzer.
Fone 54.32821384 - Rua João Pessoa, 622 - Canela

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Cúrcuma, a especiaria auspiciosa

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época