Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
DICAS PARA SE PREPARAR PARA A PROVA DO ENEM
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

DICAS PARA SE PREPARAR PARA A PROVA DO ENEM

 

Faltam apenas dois dias para a aplicação da primeira prova do Enem, que acontece domingo (3), sendo ela sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Redação/ Ciências Humanas e suas Tecnologias. A seguir, listamos alguns dos possíveis temas da tão temida redação, que estão sendo noticiados pelos principais portais de notícias como O Globo, Estadão e Guia do Estudante. Também, como os estudantes que farão a prova estão se preparando, além de algumas dicas do que levar e do que não levar no dia da prova, segundo o portal do Inep.

 

REDAÇÃO I


Talvez uma das dicas mais valiosas a se dar sobre a redação é estar atualizado do que está acontecendo no país. Para isso, é aconselhado ler diferentes jornais, sejam eles impressos ou digitais, assistir telejornais e perceber o que tem ganhado destaque na mídia. Quanto à escrita, é importante não esquecer que o texto deve ter começo, meio e fim. Por exemplo: introdução do tema + três argumentos que pretendem ser abordados, desenvolvimento do argumento I, desenvolvimento do argumento II, desenvolvimento do argumento III e conclusão com uma possível solução para o assunto.


REDAÇÃO II - POSSÍVEIS TEMAS


- O avanço e o combate à depressão


- Obesidade no Brasil


- Bullying e violência nas escolas brasileiras


- Epidemias e a volta das doenças erradicadas


- Controle parental na internet


- Desafios da mobilidade urbana no Brasil


- Evasão escolar


- Habilidades socioemocionais nas escolas


- Meio ambiente (tragédias ambientais como os óleos nas praias do Nordeste e sustentabilidade, por exemplo)
- Saúde pública


- Segurança pública


- Analfabetismo


- Crise Hídrica


- Consumo e Sustentabilidade


- Preconceito Linguístico


- Esportes como inclusão social


- Vacinas


- Proteção à infância


- Sistema carcerário brasileiro


- Pirâmide etária e reforma da Previdência


- Saúde mental


- Doação de órgãos


- Segurança no trânsito

 

PODE


Nos dias de prova é permitido levar: Documento de identificação oficial com foto, cartão de confirmação, Declaração de confirmação impressa para fins de fiscalização e caneta esferográfica de tinta preta feita de material transparente.


NÃO PODE


É proibido levar nos dias de prova: borracha, corretivo, chaves com alarme, chapéus e bonés, impressos e anotações, lápis/lapiseira, livros, manuais, régua, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos e fones de ouvido ou qualquer tipo de transmissor.


HORÁRIOS


12h: Abertura dos portões


13h: Fechamento dos portões


13h às 13h30: Procedimentos de Segurança nas salas


13h30: Início da prova


19h: Término da prova (1º dia)


18h30: Término da prova (2º dia)

 

CUIDADO QUANDO FOR ALIMENTAR UM CÃOZINHO DE RUA! (PARTE II)

 

DICAS PARA SE PREPARAR PARA A PROVA DO ENEM

 

Semana passada iniciamos o debate sobre a importância de não se dar qualquer tipo de alimento para os animais de rua e citamos o caso da Gorda (essa lindona da foto) que precisou passar por tratamento depois de ingerir alimento inapropriado. Hoje, finalizamos o assunto com a palavra do médico veterinário Rudinei Zanatta, que atendeu a Gorda.


Rudinei conta que ao chegar na casa da pessoa que socorreu a Gorda, ele a encontrou prostrada, vomitando muito e com diarréia com sangue. “Suspeitei de algum tipo de envenenamento. Fiz o exame clínico e ela estava com midríase, ou seja, a pupila estava dilatada e ela estava sem reação, o que é sinal de envenenamento, além de estar hipotérmica, temperatura baixa”, relembra.


Ele explica que o fato da pessoa que acolheu a Gorda ter dado carvão ativado, que seria um dos procedimentos a serem feitos, ajudou bastante. “O carvão anula as toxinas do estômago, não deixando que elas entrem para a corrente sanguínea”, explica Rudinei. Foi feito também, tratamento com soro, antibiótico e outras medicações como a vitamina K.


Desde o início, o médico suspeitou de envenenamento, proposital ou não, pelo fato de serem apontados nos exames, a presença de cumarínicos, geralmente encontrados em veneno de rato. “Mas o ultrassom apontou que não prejudicou a integridade dos órgãos abdominais, já que, geralmente, esse tipo de caso resulta em comprometimento das vias renais”, afirma Rudinei. Foram encontradas apenas pequenas lesões na mucosa do intestino e estômago, o que já era esperado.


Os próximos passos foram manter a Gorda aquecida, com bolsas térmicas e dieta adequada para que ela se mantivesse com energia. Rudinei explica que a gravidade desse tipo de caso depende muito da quantidade de alimento contaminado ingerido pelo animal e alerta: “Não se pode dar chocolate, alho, cebola, frutas cítricas, abacate, doces, comidas gordurosas, leite, carne crua e derivados de café para os animais”.


E continua: “É importante dividir a dieta dos animais, adultos em duas vezes por dia e filhotes em quatro vezes ao dia, usando sempre só ração, pois ela vem balanceada com todos os nutrientes e energia necessários. Outro fator a se cuidar é a obesidade, que pode trazer uma série de problemas para a saúde do animal”.


A automedicação, realizada pela facilidade em comprar remédios veterinários, também é prejudicial à saúde do animal, segundo Rudinei, pois na maioria das vezes não são ministrados corretamente.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para DICAS PARA SE PREPARAR PARA A PROVA DO ENEM

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época