Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 

Desde que veio para o Brasil e escolheu a Serra Gaúcha como endereço para sua Boulangerie, em 2009, Frédéric Onraet e sua esposa e sócia Mariane já estavam decididos a fazer um negócio tipicamente francês, mantendo-se fiéis à cultura e aos hábitos dos franceses. Parece simples, mas, principalmente em lugares de grande fluxo de turistas, isso é cada vez mais raro. A tendência da maioria dos comerciantes é cair na globalização tornando-se generalistas a fim de agradar a gregos e troianos. Felizmente para nós, não é o que acontece, neste caso.


Desde a fachada da loja com arquitetura em tons que lembram a Provence até a filosofia de não abarrotar prateleiras com produtos para evitar desperdício, tudo na Casa Francesa é super autêntico. Inclusive, os donos costumam brincar, dizendo que o “humor” também é francês.


Na França, uma boulangerie de tradição, vende pães, folhados, sanduíches e alguns doces. Algumas servem café, mas não necessariamente. O verdadeiro francês, vai a padaria umas três vezes ao dia. De manhã cedo para comprar o croissant para o desjejum. Antes do almoço para comprar o sanduíche ou o pão que vai acompanhar a refeição, e antes do jantar novamente. Aqui na Padaria de Canela, como nos lugares mais modernos e civilizados do mundo, também já é utilizado o sistema de pedir no balcão e cada um levar para a mesa sua própria comida, bem como, educadamente, devolver a bandeja utilizada ao balcão novamente, sem deixar a mesa suja.

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Alex Atala e Frédéric Onraet

 

A Casa Francesa tem um estoque irresistível de coisas boas pra se levar para casa. Além dos pães frescos estão também as opções congeladas que incluem excelentes quiches, brioches e petits pain. Mas é daqueles lugares que a gente quer ir para ficar, comendo um pouquinho de cada coisa, sentados nas adoráveis mesinhas ao som de música francesa de super bom gosto e ouvindo as emocionantes histórias da Mariane. Para todas as horas e todos os dias, das 9 às 19horas, menos segundas-feiras, o cardápio oferece iguarias exclusivas como croque monsieur, croque madame, croissant garni, french burger e outras delícias que podem ser acompanhadas por uma variedade de cafés, águas, sucos, chás ou espumantes. Eu não resisto aos canelés, as madeleines e agora a novidade que salta aos olhos e ao paladar: a moelleux au chocolat. Por favor!!! Essa maravilha é considerada a origem do petit gateau, leva pouquíssima farinha e faz feliz a quem prova.

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 

Como para tudo nesta vida é preciso muito trabalho e persistência até o sucesso chegar, foi somente, a partir dos últimos três anos, que Frédéric pode ver a fama se projetar não só na região como em todo o país. Tanto, que quando o telefone tocou no início deste ano, às vésperas de sua viagem de férias, ele quase não acreditou ao ouvir do outro lado da linha, o convite da famosa escola Le Cordon Bleu para que ele fosse o responsável por testar o currículo e as receitas do novo Programa de Formação em Panificação em suas sedes do Rio de Janeiro, e quase simultaneamente de São Paulo também.


Tal honraria, é concedida apenas aos mais respeitados nomes da gastronomia, e Frédéric, desde então, passou a figurar entre eles.


A experiência de dois meses entre idas e vindas, com o tempo livre dedicado a conhecer tudo o que o mercado gastronômico brasileiro tem de melhor, fez com que voltasse com muitas ideias e novidades, como o delicioso croissant bicolor.


Neste balanço positivo de 2019, também entrou sua participação como Chef Palestrante no maior evento de gastronomia da América Latina, o Mesa ao Vivo, em São Paulo, onde ele fez o pão e o levain, numa aula show em que surpreendeu a todos utilizando um ingrediente super brasileiro, o jeticá, uma espécie de batata doce que imprime no pão seu sabor levemente adocicado e que tem na Boulangerie de Canela para vender.

 

A paixão pela profissão e por nossa região faz com que Frédéric queira, cada vez mais, trabalhar no aprimoramento dos seus negócios e na fidelização de seus clientes. A empresa está crescendo e ganhando cada vez mais em qualidade e sabor e imprimindo no nosso dia a dia um pouquinho dos costumes dos irmãos europeus.


Agora, para as festas de fim de ano, por exemplo, já está à venda o “Gallete des Rois”, ou simplesmente Rosca de Reis, uma tradição das pâtisseries da França, herdada da história bíblica dos três Reis Magos. Isso porque, segundo a lenda, dentro do pão vinha uma fava e aquele que tivesse a honra de degustar o pedaço com a fava era coroado rei por um dia.


Fréderic e Mariane trouxeram para Canela um pouquinho da França, de seus costumes e da sua cultura e sua persistência e dedicação em manter a qualidade e imprimir autenticidade em seu trabalho, são um exemplo para os que pretendem abrir negócios de gastronomia na região.

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 

A Casa Francesa, leva muito a sério o consumo sustentável. Os produtos são assados na medida em que são vendidos para evitar o desperdício, e as embalagens são recicláveis e reaproveitáveis. Um must!

 

SERVIÇO

Casa Francesa


Rua José Luiz Corrêa Pinto 299, Sala 4 - Canela - RS


Fones: (54) 3282 8569 (54) 9 9601 1517


Confira Casa Francesa no Facebook e no Instagram

 

JANTAR TROPICAL, A MELHOR SURPRESA DO ANO!

Como Colunista de Gastronomia, seguidamente sou convidada para conhecer novos restaurantes, novos sabores, e lançamento de novos cardápios. Posso dizer que em 20 anos de presença aqui na Serra de Canela e Gramado, vi surgir muitos estabelecimentos e, principalmente, vi crescer o segmento de Gastronomia como um dos mais importantes atrativos turísticos da região.


Já contei várias vezes aqui no meu espaço sobre os divertidos e instrutivos cursos que fiz na UCS, aprendendo a fazer pratos peruanos e patê a choux, e também o quanto acho importante incentivar a curiosidade de estar sempre aprendendo.


Na terça feira fui convidada para o evento final da turma de Operações em Serviço de Alimentação do Curso de Gastronomia da UCS Campus de Canela. Fui, pronta para provar amostras de pratos, feitos pelos alunos dessa turma que eu já conhecia. Mas fui surpreendida!


O que encontrei lá foi um dos melhores jantares que já comi nos últimos tempos. Simples e saborosíssimo, de agradar os olhos e o paladar. E a maior surpresa foi o amadurecimento, a organização, a parceria e um trabalho perfeito, com começo, meio e final, apresentado por esses alunos, de segundo semestre que mostraram que não estão para brincadeira.


Sim, porque tem muita gente que pensa que curso de Gastronomia é para aprender a cozinhar. Também é, mas para servir um jantar como o que eles fizeram é preciso ter uma boa ideia, pesquisar, planejar, calcular quantidades e custos, saber escolher e comprar insumos, saber como harmonizar com acompanhamentos e bebidas, estabelecer um cardápio bem balanceado, arrasar na apresentação, saber receber e justificar o que é servido, encantar com uma mesa bem posta e música ambiente de acordo com o tema, e realizar tudo no timing perfeito. Eles fizeram tudo isso. Nota mil! Aqui vai minha homenagem com algumas fotos e o nome dessa turma super simpática e dinâmica, que soube trabalhar em equipe. E que venha 2020 com mais aprendizado e realizações! 

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Xixo desconstruído

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Coordenadora do Curso Katia Rodrigues; Docente: Carolina Rizzon; Alunos: Allan Cid, Eduardo Spier, Elyssa Yukari, Emili Almeida, Gabriel Jahn, Julia Sturmer, Luiz Henrique de Paula, Maiélen de Souza, Melanni Santos, Paola Brombatti, Samara Squena, Sandra Weiss, Sergio Rodrigues,Tais Menezes, Vanessa Pretto. 

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 Sorvete de Coco, releitura da Piña Colada

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Espaguete de legumes ao pesto de sálvia e crispis de couve 

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Queijo coalho com geléia 

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Violinha frita com aioli

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Ceviche tropical

 

Notícias bem temperadas

Prawer lança sorvete de limonada suíça

A semana que passou foi pródiga em novidades e o novo sorvete que a Prawer lançou promete virar a moda dos dias quentes de verão. Inspirado no frescor da estação o Sorvete Primavera é de Limonada Suíça Caramélisé. Fomos recebidos com muita simpatia anfitriões da Casa da Velha Bruxa de Canela, Aurelio Bianchi e Maqueles Suzin, e por Natália Diehl, engenheira de alimentos responsável pelo desenvolvimento do produto. “Nossa ideia foi trazer a limonada suíça fiel ao seu sabor, verdinha e brilhante, direto para a taça de sorvete”. Ela explica que a tradicional limonada suíça é feita de limões com casca, gelo e água, sendo adoçada com açúcar ou leite condensado. “Optamos em utilizar o leite condensado, porque ele trouxe mais cremosidade, destaca Natália. A receita traz uma surpresa em sua composição, que é a massa de chocolate caramélisé, que agrega notas suaves de caramelo fundido ao suco de limão, trazendo personalidade ao sorvete. Claro que não podia faltar a adorável Bruxinha pousando para fotos com a novidade. Realmente muito delicioso, sem acidez e sem adição de gordura. Pode ser encontrado também em embalagens de 750ml na loja de fábrica, no Gallas, em Canela e no Armazém 845, em Gramado.

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 

É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

 

Festa na Rua

Alô, Alô, Vai ter Festa na Rua, dia 3, terça-feira no Containner Bistrot, a última do ano, com atrações imperdíveis.


No fim da tarde, corra para lá! Rua Borges de Medeiros, 580 - Canela  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para É UMA CASA FRANCESA, COM CERTEZA!

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época