Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
ENVELHECIMENTO PRECOCE
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

ENVELHECIMENTO PRECOCE

 

Hoje vou falar sobre um assunto que nunca abordei em minhas colunas nestes anos todos que escrevo a Coluna no Ponto: ODONTOLOGIA. Parece paradoxal, mas não falar da minha profissão foi algo que me propus quando assumi este espaço.


Entretanto um assunto de suma importância está crescendo no meio odontológico e me sinto na obrigação de abordar este tema com você leitor. É preciso que as novas gerações se preocupem com este problema e procurem orientação dos dentistas para minimizar suas causas, sob pena de, no futuro, termos gerações sem cáries e doença periodontal, os maiores problemas da odontologia até então, mas acometidas do envelhecimento precoce dos dentes.


Mas afinal, o que é o envelhecimento precoce dos dentes?


Como o nome mesmo diz, quando isso acontece, os dentes simplesmente se degradam mais rapidamente do que o restante do corpo. As mais recentes pesquisas, tem demonstrado, de maneira preocupante, que quanto mais as pessoas cuidam do seu corpo e de sua saúde, mais sujeitas estão ao envelhecimento precoce dos dentes!


Parece estranho, mas dois dos grandes aliados da nossa saúde, contribuem sobremaneira para o envelhecimento precoce dos dentes. São eles a dieta saudável e o exercício físico. Calma! Não estou dizendo que devemos parar de comer alimentos saudáveis ou de fazer exercícios físicos. O que quero explicar é que precisamos tomar certas medidas, orientados por um dentista, tais medidas e ajustes simples, irão contribuir para que a saúde de seus dentes, estejam à altura da sua saúde corporal.


Medidas simples como o controle da acidez alimentar e a proteção dos dentes com placas durante o exercício físico podem reduzir em muito o envelhecimento precoce dos dentes. A combinação destes dois fatores, ingestão de bebidas e alimentos ácidos e apertamento dos dentes durante o exercício físico está destruindo o esmalte dentário dos dentes e causando desgastes nos dentes que, sem a combinação destes, demorariam décadas para ocorrer. Existe uma geração de pessoas que são atletas e estão tendo seus dentes destruídos por falta de orientação e da tomada de medidas simples.


Por isso recomendo a todos que procurem o seu dentista e pergunte sobre medidas que podem ser tomadas para evitarmos o envelhecimento precoce dos dentes. É importante também que, caso o problema já estiver estabelecido, medidas sejam tomadas para que o avanço do problema seja estancado e os reparos necessários sejam feitos. Afinal, se as gerações atuais e futuras viverão até os 80, 90, 100 anos, precisamos que nossos dentes também vivam saudáveis durante este mesmo tempo!

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para ENVELHECIMENTO PRECOCE

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época