Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER

Quando mostramos aqui, nos anos pré-pandemia, o belo trabalho que a paulista radicada em Canela Maria Isabel Porazza Mendes, a Bel Porazza, desenvolve ensinando bordados inspirados em obras e personagens literários, esta era só uma faceta do talento da Bel canalizado para a literatura.

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER

Há muito tempo ela vem compartilhando também sua aptidão (ainda em crescimento pois ela é sempre aluna) para a escrita e quer que mais gente se descubra escrevendo. Em locais como o saudoso Café Aroma Literário e hoje junto à UCS Região das Hortênsias, Bel tem propiciado a interessados, muitos completamente iniciantes, o contato com a lida diária de observar, interpretar e botar no papel suas impressões. O princípio é simples: se você gosta de ler e de escrever, por que não tenta fazê-lo com mais qualidade?
Hoje docente do Programa UCS Senior, Isabel vê com satisfação os bons resultados dos alunos do seu curso Escrevendo Narrativas Breves. Encorajados por ela, surgiram autores que até lançaram livros de ficção, como o canelense Clayton Oppitz.

Nessa vibe, então, das narrativas curtas, Bel Porazza lançou em 2022 os livros Atrás das cortinas e O peso do silêncio.


QUANTO DE BEL TEM EM MARIÁ?

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER
Editora Primeiro Capítulo, 89 pgs

Atrás das cortinas e O peso do silêncio são obras nas quais Bel Porazza, através da autoficção, narra a trajetória da protagonista Ma-riá. Esse gênero literário, surgido na França em 1977 pela pena de Serge Doubrovsky, tem as características que servem como luva para a autora montar cronologicamente o mosaico psicológico e comportamental da personagem. Proposta de narrativa em que autobiografia e ficção se embaralham, a autoficção se caracteriza nas duas obras de Bel Porazza a partir do ponto em que a autora admite semelhança, mas não declara, que a história de Mariá é uma recriação da sua própria. É dúvida que fica nas entrelinhas.

Atrás das Cortinas nos apresenta, em capítulos breves, a Mariá adolescente e seus conflitos em casa, a Mariá colegial e suas observações e desabafos. Um guia sobre as dúvidas, raivas e expectativas próprios da idade de uma jovem presa a uma família conservadora.

Continuação da história da protagonista, O peso do silêncio mostra os passos, libertadores enquanto consentidos pelos pais, da moça que descobre a vida crua à sua espera. A faculdade, os relacionamentos... nos capítulos entrecortados por acontecimentos marcantes agora surge a Mariá questionadora que descobre que pode fazer algo mais que indignar-se com o estado das coisas. Atrás das cortinas pode ser obtido com a autora e pelo link www.livrariaatlantico.com.br/pd-9232ee-atras-das-cortinas-bel-porazza.html.

O Peso do silêncio é vendido no Clube de Autores: www.clubedeautores.com.br/livro/o-peso-do-silencio

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER
Clube de Autores, 99 pgs


A BOA MÚSICA NÃO SAI DE MODA

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER
Promoção da Lei de Incentivo à Cultura do RS, com apoio da CLARO. Produção MS Produções. Direção do Museu da Moda: Márcia Wolff

Declarado oficialmente Patrimônio Imaterial, Cultural e Histórico do grande pólo de cultura que é Bagé, o Grupo Pianistas de Bagé irá se apresentar em Canela nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 20h. O local do recital Música de cinema tem imponência à altura da qualidade do espetáculo que só aqueles pianistas – aqui em Canela representados por Wagner Brasil – executam: será defronte o Museu da Moda, na estrada Canela Gramado.

Os Pianistas de Bagé realizam um impressionante concerto a 20 mãos que a cada ano se consagra mais. São cinco pianos tocando, cada um com dois pianistas. Na apresentação de Canela serão 22 pianistas se revezando nos teclados. Se o clima não permitir, o concerto acontecerá no hall de entrada do MUM.
Entrada franca.

 

ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER
Os colegas de Jaqueline de Azevedo no Açougue e Mercearia Gallas entraram de cabeça (raspada) na corrente de pensamento positivo para ela enfrentar o câncer de mama. O tratamento está indo bem.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para ESCREVENDO A SEU BEL PRAZER

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época