VOCÊ JÁ SABE O SEU NOVO CEP?
CÓDIGOS POSTAIS
Canela e Gramado têm novos Códigos de Endereçamento Postal, popularmente conhecidos com CEPs. Desde 16 de dezembro de 2022, os dois principais destinos turísticos da Região das Hortênsias deixaram de ter CEPs gerais e cada avenida, rua, travessa, e outras vias ganharam novos códigos de endereços. As mudanças foram implantadas pelo Correios e valem somente para o perímetro urbano. A empresa classifica as modificações na codificação postal como melhorias para aumentar a qualidade na prestação dos serviços postais em Gramado e Canela, o que resultou em CEPs específicos para cada logradouro.
“A criação de CEPs específicos tem o objetivo de melhorar a qualidade do tratamento e da distribuição de correspondências e encomendas. A implantação de CEPs por logradouro ocorre conforme o crescimento populacional das cidades, em locais onde a entrega é realizada por pelo menos um Centro de Distribuição Domiciliária, como acontece em Gramado e Canela. Além disso, é considerado o fluxo de objetos entregues pelos Correios nos municípios,” explica o superintendente estadual dos Correios, Victor Vanir da Silveira.
Pela nova codificação a faixa de CEP de Canela, varia de 95689-001 a 95689-999, incluindo 533 logradouros, que receberam 671 CEPs, distribuídos em 36 bairros oficiais. A área rural passa a utilizar o CEP 95689-899. Já em Gramado, os novos CEPS variam de 95670-001 a 95679-999, incluindo 648 logradouros, que receberam 747 CEPs, distribuídos em 32 bairros oficiais. Para o interior foi definido o CEP 95679-899.
Para saber qual é o CEP do seu endereço, os moradores devem acessar o Busca CEP (www.buscacep.com.br) ou o site dos Correios (www.correios.com.br). Também é possível fazer a pesquisa por meio da Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 3003 0100 para as capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 para as demais localidades. A relação completa dos novos CEPs será publicada no site do Jornal Nova Época (www.jornalnovaepoca.com.br)
“Nos processos operacionais dos Correios, a triagem realizada por CEP garante maior eficiência por otimizar a etapa de separação das correspondências e encomendas. Com isso, todo o trabalho que acontece internamente nos Correios, entre a postagem e a distribuição dos objetos, se torna mais ágil e ganha maior precisão, impactando também na melhoria da qualidade e no prazo de entrega aos clientes”, comenta Victor.
CANELENSES têm três meses para atualizarem cadastros
CEPS ANTIGOS SERÃO DESATIVADOS
Os CEPs antigos de Canela (95680-000) e de Gramado (95670-000) não devem ser
mais ser utilizados. No entanto, para que os clientes possam se adaptar à mudança e atualizar seus cadastros, os CEPs gerais serão mantidos por três meses. Após o período, esses códigos de endereçamento serão desativados.
“Os novos CEPs já estão em vigor desde dezembro do ano passado. Agora, nós estamos em uma fase de adaptação, para que a população possa verificar qual é o seu novo CEP e fazer as adequações necessárias, principalmente atualizando seus cadastros junto aos prestadores de serviço, lojas, empresas, associações e outras entidades que enviam correspondências e encomendas para os seus endereços. Esse período de adaptação segue até a primeira quinzena de março. Depois, os antigos CEPs vão ser desativados e só os novos códigos terão validade, ressalta Victor.
Por isso, é extremamente importante que os moradores de Gramado e Canela divulguem o CEP atualizado de seu endereço aos seus correspondentes como pessoas e empresas que lhes enviam cartas e encomendas, para que os Correios possam realizar a distribuição com mais rapidez e eficiência, diminuindo as dificuldades de entrega e eventuais devoluções por endereçamento inadequado, incompleto ou incorreto. Além do CEP, são elementos básicos componentes do endereço: o nome do destinatário, tipo do logradouro (rua, avenida, praça, etc.), nome do logradouro;, número do lote, complemento (se houver), nome do bairro, nome do município, e sigla do estado.
MAIS DE UM MILHÃO DE CÓDIGOS POSTAIS
O Diretório Nacional de Endereços (DNE), que é o banco de dados oficial dos Correios, contém mais de um milhão de CEPs cadastrados. Só no ano passado, foram criados e implantados 45 mil novos códigos de endereçamento postal, beneficiando milhões de pessoas com um CEP específico em seu endereço. Para os Correios, o Código de Endereçamento Postal (CEP) é imprescindível quando se fala em entrega de cartas e encomendas em residências e estabelecimentos comerciais de todo o país. Essa codificação possibilita a melhoria no tratamento de toda a carga postal, com o uso de equipamentos eletrônicos desde a triagem até a distribuição.Na falta do CEP ou uso de código incorreto, os objetos postais levam mais tempo para serem separados e entregues, sem falar na possibilidade de algum deles ser entregue em endereço indevido, dada à existência, por exemplo, de mais de uma rua com o mesmo nome em uma mesma cidade. A criação de novos códigos pelos Correios é um trabalho contínuo, considerando que em todo o país há novas regiões habitacionais em desenvolvimento e conglomerados urbanos em expansão.
Olá, deixe seu comentário para VOCÊ JÁ SABE O SEU NOVO CEP?
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X