ESPETÁCULO “ERA UMA VEZ NO NATAL” FAZ UMA HOMENAGEM A CATEDRAL
FEITO PELA COMUNIDADE
A Catedral de Pedra, um dos símbolos do turismo na região, será a grande homenageada do espetáculo “Era Uma Vez no Natal”. O show está entre as novidades da programação do 35º Sonho de Natal de Canela, que iniciou em 28 de outubro e vai até 15 de janeiro de 2023. A igreja será o palco para o musical que ocorrerá nos dias 9 e 11 de dezembro. Uma grande estrutura está sendo montada no largo do templo religioso e a expectativa da organização da atração é de fluxo intenso do público.
Além de enaltecer o espírito natalino, o musical alusivo a construção da Catedral de Pedra envolve a comunidade, em especial, alunos da rede municipal de ensino. Um total de 200 pessoas, sendo 150 estudantes, coral do Centro Social Padre Franco, atores, músicos e banda marcial do Ciep Neusa Mari Pacheco estará em cena. Os alunos são de diferentes educandários públicos e tem entre 11 e 15 anos.
O enredo da apresentação mostra a importância e relevância da Catedral para Canela. Em formato de musical, a história será interpretada pelos personagens João (em alusão a Cônego João Marchesi), Bernardo (interpreta Bernardo Sartori, o arquiteto organizador da igreja) e Flora, a guardiã. No período pós-pandemia, o espetáculo “Era Uma Vez no Natal” marca o retorno das grandes apresentações em eventos públicos.
O elenco está ensaiando há quase dois meses para brilhar no palco que está sendo montado em frente a igreja. O show terá duração de uma hora e culminará com a descida de rapel do Papai Noel do alto da Catedral. “Pela primeira vez, a Catedral será a protagonista. Foi composta uma trilha sonora original para reverenciarmos e homenagearmos esse monumento, que é um exemplo de união, quando a cidade toda se organizou para construir a obra, que é orgulho para Canela”, conta Fernando Martinotto, produtor e diretor do espetáculo.
São quase dois quilômetros de estrutura metálica com três elementos que formarão o cenário “Era Uma Vez no Natal”. Uma floresta será reproduzida para representar a riqueza natural de Canela, uma casa para representar a urbanização e um conjunto de sinos da igreja. “A história é sobre os 12 sinos da Catedral, que uma vez por ano badalam uníssonos para informar o Papai Noel que a cidade está pronta para recebê-lo. A partir disso, ocorre um problema, uma alusão a pandemia, onde o amor entre as pessoas diminuiu, não havia mais empatia, o amor estava corrompido e os sinos param de tocar. Os personagens vão atrás de uma engrenagem e percebem que ela não é suficiente e precisam da comunidade para os sinos voltarem a tocar”, resume Martinotto.
ENSAIOS são realizados em escolas diferentes, exigindo dedicação e disciplina
Fotos: Marina Gil
ESPETÁCULO COLOCA EM CENA ALUNOS DE CANELA
O espetáculo “Era Uma Vez no Natal” coloca em cena um elenco formado em sua maioria por alunos de rede pública de ensino. Os estudantes dançam e cantam. Até o momento, foram muitos ensaios em escolas diferentes, exigindo dedicação e disciplina. “Estou muito feliz em participar. Faz quatro anos que participo de projetos como este”, conta o aluno do 9º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Especial Rodolfo Schiliper, Luís Henrique Pereira Zimmer, 18 anos.
Os preparativos para o show são considerados como atividades especiais pelos alunos. Eles buscam extrair o máximo de aprendizado. “É uma coisa a mais para mim. Parece que vou levar para a vida. Eles ajudam a gente a se abrir mais na música. Quando estamos em conjunto com os amigos, conseguimos mostrar mais a nossa criatividade”, afirma o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, Vinícius Cavallin, 12 anos.
LUÍS Henrique e Vinícius estão orgulhosos por participar
Olá, deixe seu comentário para ESPETÁCULO “ERA UMA VEZ NO NATAL” FAZ UMA HOMENAGEM A CATEDRAL
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X