Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS!

ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS!

Venho acompanhando, com muita amargura, os comentários de alguns canelenses, através das redes sociais, acusando as leis de incentivo a cultura estadual e federal dos piores crimes. Confesso que chega a ser desesperador ler a ignorância ser apregoada com desfaçatez como se o dinheiro destinado à cultura pudesse salvar da fome, dos atrasos do SUS, das questões de segurança pública. Ignoram e o pior, saem semeando desinformação como se fossem autoridades no assunto.

Chega a ser criminosa a forma como tratam artistas, produtores e trabalhadores da cultura porque esses são considerados os culpados pela corrupção, pelo mau uso do dinheiro público, pela crise econômica.... tomam o caso de uma cantora da Bahia ou uma atriz do Rio como se esse fosse o “modus operandi” comum e eu lhes asseguro: não é. No Rio Grande do Sul são centenas de projetos necessários porque geram renda, incrementam o emprego, fomentam o turismo, produzem infraestrutura.

Cultura, junto com a educação, são áreas que produzem intersetorialidade e assim contribuem de forma definitiva com a saúde (se fazem dezenas de campanhas e eventos de prevenção a gravides precoce, de aleitamento materno, de a dependência química, a depressão....com os recursos das leis da cultura), com a agricultura (o que seria das feiras e festas das colheitas sem incentivos da cultura?), o turismo (a infraestrutura de parques, praças, centros culturais, museus) que movem a economia em Canela e poderia seguir adiante por muitos parágrafos mas vou lhes poupar.

E como o assunto é cultura, me volto ao cenário local que chega me assustar. Assim como todos os canelenses estou acompanhando, entristecido, através da imprensa, a fritura pública da atual Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Canela... “muitos já foram convidados e ainda não aceitaram”, “na volta das férias, será trocada”... é desumano e cruel para com Carla.

Além disso, existe um dano irreparável para a cultura, o turismo e a economia da Cidade. O empresariado local juntamente com o governo participou de feiras, eventos nacionais e internacionais divulgando Canela e sua programação que a faz uma “paixão natural”. Mereceram aplausos de pé! E agora? Teremos programação da Páscoa? E a Semana do Bebê? E a programação do inverno? E o Festival de Teatro? E os Bonecos de Canela? E a Semana Farroupilha? E a Feira do Livro? E o Canela Gourmet? E o substituto da Festa do Disco? Evento que não é pensado com, no mínimo, 06 meses de antecedência gastará muito mais do que o necessário e não atingirá o público necessário pois divulgar programação uma semana antes da abertura é limitar a assistência aos familiares e amigos.

São milhares de pessoas que precisam que cultura e turismo funcionem porque sem isso haverá uma queda de oferta de trabalho para garçom, camareira, recepcionista, administrativo, cozinheira, gerente, frentista, pedreiro, artesão, atendente, trabalhadores da cultura, porque aqui o que move a economia é o turismo e além das atrações naturais são os eventos que despertam a atenção e apaixonam o público.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS!

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época