Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Expressões curiosas e seus significados
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Expressões curiosas e seus significados

Quem nunca se viu na obrigação de “descascar um abacaxi?” Ou “chorar o leite derramado?” Ou ver sua casa parecida com a “casa da mãe Joana?”
Na verdade, todos nós ouvimos ou, até mesmo, usamos algumas dessas expressões em casa, na escola, no trabalho, etc., com o objetivo de corrigir ou simplesmente divertir...

“Onde Judas perdeu as botas”:
Uma das explicações correntes, é que Judas, traidor de Jesus, foi encontrado enforcado “e sem as botas”. Segundo contam alguns, nelas, as botas, ele teria escondido o dinheiro ganho na traição (as trintas moedas!). Um lugar longe, inacessível, onde Judas teria escondido (perdido) as botas.

“Outros quinhentos”:
Entre tantas, corre solta a história a história de um velhinho – de boa aparência, mas com planos de lograr alguém – que chegou a uma vila e perguntou para o povo quem era a pessoa mais honesta por ali.
É que ele tinha de seguir viagem e queria deixar seu dinheiro (500 mil réis) com alguém até sua volta. Assim perguntava e sempre lhes respondiam, que era o Padre tal, vigário da paróquia. E, de repente, sumiu.
Ao cabo de alguns meses, voltou e foi direto ao Padre, pedindo seu dinheiro de volta. Como o padre nunca o tinha visto, negou-se a continuar o assunto, indo até o Juiz. Lá, no dia da audiência, o sacristão, querendo defender o Padre, diz que foi com ele que o dinheiro ficara.
Vendo ali uma nova oportunidade de logro, lascou: “não senhor! Esses seus, são outros quinhentos!”

A Casa da Mãe Joana:
Era onde valia tudo; todo mundo entre e manda. Conforme Câmara Cascudo, a origem está na Itália, onde Joana, rainha de Nápoles (1326/1382), liberou todos os bordéis em Avignon, onde escreveu “...que tenha uma porta por onde todos entrarão”. Ficou conhecido, em Portugal, como Paço de Mãe Joana e, chegando no Brasil, virou “casa da mãe Joana”.

Se faltou alguma expressão, pode ter tomado um “chá de sumiço...” (mas esta é assunto para outro dia!).
Expressões do dia a dia comum a muitas culturas, como no nosso caso aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Expressões curiosas e seus significados

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época