Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Expressões populares
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Expressões populares

Ah!... As expressões, ou frases populares! Quem nunca ajudou numa “vaquinha”? Já “chutou o balde”? Pois é. Agora veremos mais umas expressões que são de... “tirar o chapéu”!
Ei-las, tendo a palavra Bode como mote.
Conforme Câmara Cascudo (no livro “Coisas que o povo diz”), “qualquer velha bruxa de outrora, sabedora de orações e remédios fortes, informava o poder do Bode, sinônimo diabólico, temido e respeitado.....”. E, segundo a tradição judaica, o bode era o animal escolhido para carregar todos os pecados de seu povo, e por isso, ser abandonado num deserto. Representando todo o mal, era ele, ao mesmo tempo vítima e réu.
Dar bode:
Significa meter-se numa situação infernal, indesejável, confusa.
Bode expiatório:
A origem da expressão remete a uma antiga tradição dos hebreus. Em uma síntese, refere-se à uma situação em que uma pessoa, mesmo antes de provar sua inocência, acaba repudiado, zombado, “crucificado”.
Essa história de receber a culpa por algo que você não fez está registrada no capítulo 16, de Levítico, na Bíblia. No chamado Dia da Expiação, o povo contava com a participação de dois bodes: um dos animais era sacrificado e seu sangue aspergido no santuário. O outro (bode), vivo, se tornava o bode expiatório, pois carregava simbolicamente todos os pecados dos filhos de Israel e era abandonado no deserto, para que todo o mal permanecesse distante do povo.
Conforme José Castellani, a relação bode / maçonaria, seria porque “os judeus falavam no ouvido dos bodes, sendo um ritual comum, pelo fato do animal não falar (guarda segredo)........ Já em 1808, na França, vários maçons foram presos pela Igreja e submetidos ao Tribunal da Inquisição. Sem ter um que falasse, ficaram como bodes, em silêncio. Bode é aquele que não fala; sabe guardar silêncio”.
Ainda temos...
Pegar bode:
Ficar com raiva (muita!) de algo ou alguém.
Ficar de bode:
Pela fama do animal que “fede”... Aquele que não toma banho.
Estar de bode:
Estar muito chateado, triste, abatido, “desassossegado”...
Toda expressão, lembremos, tem um fundo de verdade, um intuito educativo, apesar de muitos acharem que isso “é conversa pra boi dormir!”
As expressões ou frases populares, mantém-se imutáveis através dos anos. Parte integrante do Folclore, constituem importante elo com a cultura de um povo, como acontece aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Expressões populares

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época