Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
FELIZ ANIVERSÁRIO, CANELA!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

FELIZ ANIVERSÁRIO, CANELA!

Canela completa na próxima segunda-feira (28), seus 76 anos de emancipação política. Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a cidade atravessou 2020 surfando uma onda positiva. O poder público e a iniciativa privada deram as mãos e a união tem sido fundamental para o fomento do progresso. 

Em função das restrições necessárias para conter o coronavírus, Canela não irá promover eventos para celebrar seu aniversário. Nos últimos anos, shows nacionais atraíram multidões ao Parque do Lago e projetaram a cidade na mídia estadual. Em 2020, outras ações foram criadas para divulgar a marca Canela.

Com o destaque atingido na mídia e a atração de novos investimentos, o amor e o orgulho dos canelenses por sua terra parece ter renascido. Canela tem sido pauta positiva quase que diariamente. O jornal Nova Época, que sempre teve como pilar de atuação a valorização da autoestima da nossa gente, também está orgulhoso do patamar que alcançamos. No entanto, entendemos que podemos chegar ainda mais longe. E, como sempre fizemos, ouvimos a comunidade e buscamos depoimentos sobre o que os canelenses gostariam de dar de presente para a cidade. Boa leitura!  

 


PROSPERIDADE ATRAIU IMIGRANTES DE DIVERSAS ETNIAS


Canela começou a surgir no século XX com a formação de um povoado chamado de “Campestre Canella”. A prosperidade do local atraiu imigrantes alemães, italianos, lusitanos, negros e mestiços, que instalaram pequenos negócios, como pensões e serrarias. 

A economia do povoado foi impulsionada pelas aberturas de uma estrada de rodagem e de uma ferrovia, idealizadas por João Corrêa Ferreira da Silva, que era um dos grandes proprietários de terras no local.

A estação férrea de Canela foi concluída em 1922, mas a malha de trilhos chegou em 1924. A ferrovia ligava Taquara à Canela. No mês de agosto do mesmo ano, a primeira locomotiva Maria Fumaça chegou à Canela. Nesta época, o progresso em Canela era representado por atividades comerciais como extração de araucárias e o turismo, que estava em expansão no Caracol.

Foi o coronel João Corrêa o grande incentivador para o crescimento de Canela. Com o apoio de moradores e simpatizantes, em 2 de março de 1926, ele conseguiu tornar Canella, o 6º distrito de Taquara. Na época, Canella era o ponto terminal da estrada de ferro Taquara-Canella. Henrique Muxfeldt (1872-1940) foi nomeado subintendente de Canela em sessão solene realizada em 14 de março 1926. 

No fim da década de 1920, o turismo de veraneio avançava em Canela com a abertura de hotéis, pensões, comércios em geral e serrarias. Na capital dos gaúchos, Canela começava a ser conhecida como a “Suíça do Brasil”, com uma economia forte e progressista.
Em 1932, foi inaugurada a 1ª Igreja Matriz, conhecida como Catedral de Pedra, cujo as obras iniciaram em 1926. Atualmente, a igreja é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. Em 2010, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil.

Em 1933, Canela presta uma homenagem ao seu fundador, inaugurando o busto e batizando uma praça com o seu nome, Coronel João Corrêa. A emancipação política da cidade ocorreu em 28 de dezembro de 1944. 


Fontes de pesquisa: Livro Canela por Muitas Razões, de Pedro Oliveira, Marcelo WasenVeeck e Antônio Olmiro dos Reis, site da Prefeitura de Canela e jornalista Márcio Cavalli. 

 

ORIGEM DO NOME 

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, que era localizada na área central da cidade. Hoje, Praça João Corrêa. Essa caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O primeiro morador do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve, em 1821, da Coroa o título de “Senhor do Campestre do Canella”.


CIDADE MODERNA

“Gostaria de deixar para as próximas gerações uma Canela linda e cheia de vida, com sua natureza cada vez mais valorizada, mas também com boas estruturas que nosso povo e turistas possam contemplar e passear. Uma cidade que apresente dia e noite sua arte e cultura, delícias gastronômicas e atrações. Crianças nas escolas aprendendo sobre o mundo, mas também sobre suas raízes e vida. Hospital equipado e preparado para todos que precisem. Com sua economia forte e empregos para todas as áreas. Uma cidade moderna, mas ao mesmo tempo mantendo suas características de cidade do interior e preocupada com a solução da mobilidade urbana. Meu presente é focar meu empreendedorismo e de toda nossa empresa em projetos que trabalhem na direção da Canela que queremos para as futuras gerações!”

Any Brocker Boeira Guimarães, Brocker Turismo


CIDADE DE OPORTUNIDADES

“Eu vejo Canela com um belo presente e um futuro incrível. Temos que deixar para a próxima geração uma cidade com muitas oportunidades, mas também uma cidade que não perde sua essência que é nossa natureza e nosso bem receber. Que cada vez mais a cidade evolua, com muita responsabilidade, pois as pessoas que moram aqui e nos visitam, são apaixonadas por aquilo que temos de melhor hoje.”

Lucas Dias, próximo presidente da ACIC


CIDADE MAIS JUSTA

“Para as próximas gerações, deixaremos uma cidade mais justa, mais humana e muito, muito mais bela. Uma cidade arborizada, com ruas pavimentadas, com passeios públicos e ciclovias para que canelenses e turistas desfrutem a nossa mãe Canela com ainda mais qualidade de vida. Uma cidade referência na educação, com turno integral de qualidade para ocupar a mente e o corpo das nossas crianças e dos nossos jovens. Neste ano tão difícil na vida de todos nós, o meu maior desejo seria que este vírus fosse embora. Como isso não é possível neste momento, meu presente seria saúde para todo nosso povo, pois a saúde é a principal necessidade da vida. O restante conquistamos com muito trabalho, esforço e dedicação. Não posso prever a Canela do futuro, mas certamente gostaria de encontrar uma Canela mais igualitária, com trabalho e oportunidades para todos. Uma cidade com o meio ambiente preservado, já que a natureza exuberante é o nosso principal patrimônio. E que o nosso povo jamais deixe de acreditar nos seus sonhos, pois é desta forma que conseguiremos continuar esta revolução em nossa amada Canela.”

Prefeito Constantino Orsolin

 

VALORIZAR A CIDADE

“O meu presente para Canela seria fazer com que 24 horas do nosso dia pudesse ser dedicado às coisas boas que vem sendo construídas junto à comunidade, e com todas as pessoas que vem para cá, para realizar seus sonhos, conhecer a magia que é a nossa cidade e ver realmente como o canelense vive. Seria ver exatamente como é fácil quando a gente tem boa vontade, comprometimento e acreditando nas pessoas. Esse presente que eu posso deixar para a cidade é continuar, cada vez mais, me dedicando para que o canelense saiba o valor de morar nesta cidade. Que o Brasil e o mundo reconheçam que Canela é inesquecível e incrível de se viver. Canela será no futuro como ela é hoje no presente, de pessoas que acreditam, que apostam, que fazem realmente a cidade ser especial, sendo planejada para hoje e para amanhã, que tem a sua autoestima no sangue, tem hoje e terá amanhã. É um lugar agraciado pelas belezas que Deus nos deu e o povo sabe valorizar. Cada coisa que está se fazendo é para o bem de hoje e amanhã, para nossa geração e para as futuras. Essa será a Canela do futuro: uma cidade que hoje está sendo construída a quatro mãos e que permanecerá valorizando cada vez mais as suas identidades”.

Ângelo Sanches, secretário do Turismo


QUALIDADE DE VIDA

“A Canela que eu imagino é exatamente a que está se desenhando ano a ano, com a perceptível valorização de nossas belezas naturais e de nossos pontos de turismo, investimentos em infraestrutura que beneficiarão nossos moradores, diminuindo a desigualdade, proporcionando qualidade de vida ao gerar novos empregos. Acredito em uma educação de qualidade para todos, gerando um sentimento de respeito e visibilidade e credibilidade. Que nossos alunos não precisem mais estudar fora, que nossos talentos permaneçam em nossa cidade, investindo e qualificando todas as áreas em que estiverem atuando. Desejo que Canela continue a crescer e a valorizar seus habitantes e visitantes, reconhecendo que eles são essenciais para o desenvolvimento do município como um todo. O maior presente para a nossa linda Canela seria ver seu povo feliz a cada amanhecer!”

Jane Pessin, diretora da COOPEC


CIDADE UNIDA

“Um dia alguém chegou aqui e vislumbrou um futuro. Vislumbrou que muitos aqui chegariam e decidiriam aqui criar raízes, vislumbrou estas raízes crescendo no solo dessa terra tão rica e gerando lindas árvores genealógicas, cheias de espíritos empreendedores, de gente que ama a vida, a natureza, o trabalho. Uma comunidade unida se formou e segue crescendo, olhando para o futuro com muita vontade de fazer mais e melhor. E chegamos aqui, no futuro, em um futuro que nos reservou, ano a ano, década a década, surpresas das mais diversas... É assim que vejo minha cidade natal, um reflexo de uma vontade de vida e futuro que não acaba, uma família que cresce sem esquecer que o que nos fortalece são nossas raízes, e o que nos inspira é a esperança de que sempre podemos ir além de nossos sonhos. Celebro e agradeço todos os dias o privilégio que tenho de fazer parte dessa comunidade, que reflete meu passado e meu futuro ao mesmo tempo, espelhando minha alma de uma maneira tão especial. Desejo, para os próximos anos, uma onda de muita prosperidade e saúde para todos que aqui vivem e passam. Parabéns, Canela!”

Paula Corrêa, Grande Hotel


ORGULHO DE VIVER

“A Canela que gostaria de deixar para os próximos é uma cidade com a qual eu já aproveito a minha vida inteira, que é qualidade de vida. Para presentear nossa bela cidade, acho que devemos fazer nossa parte para uma cidade melhor e mais bonita, não esperando sempre que venham os outros e arrumem e embelezem. É muito prazeroso contribuir. Para o futuro, espero que todas as nossas ações, desde o poder público e todo cidadão, mantenham esse crescimento, que É fundamental junto com a tranquilidade e orgulho que é viver em Canela”

Carlos Gallas, Mercado Gallas

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para FELIZ ANIVERSÁRIO, CANELA!

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época