Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO

FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO

FESTA DE CARAVAGGIO

Devotos de Nossa Senhora de Caravaggio mais uma vez deram demonstrações de agradecimento e fé na quinta-feira (26), dia da Santa. Milhares de peregrinos foram até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Saiqui, para agradecer bênçãos alcançadas e também para pagar promessas. A tradicional missa e festa em honra a Caravaggio atraíram muitos fiéis.

FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO
ROMARIA a pé encerrou festejos de Caravaggio na quinta-feira
Foto: Diego Santos/Estratégiacom


As atividades para homenagear a Virgem de Caravaggio iniciaram cedo. A romaria a pé saiu da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes em direção ao Saiqui. O cortejo mobilizou pagadores de promessas e devotos que buscaram renovar a fé. Rezas e cantos religiosos predominaram na caminhada até o Saiqui. Alguns romeiros vieram de cidades vizinhas e saíram a pé ainda na madrugada de suas residências para participar do cortejo. Flores, velas, terços e outros objetos foram deixados no Monumento da Prece. Muitos pagaram promessas levando crianças vestidas de anjos, outros empunharam grandes cruzes de madeira, alguns realizaram o trajeto de pés descalços e subiram a escadaria de joelhos.

Para atender a multidão, espaços com venda de comida caseira foram montados no Centro de Eventos e no Restaurante Panorâmico. Tendas comercializaram o tradicional pastel de massa caseira, assim como outros lanches e doces, que foram vendidos ao público. A Tenda da Fraternidade é sempre destaque no dia 26 de maio no Santuário de Caravaggio. No local, pessoas com menos recursos financeiros foram recebidas para o almoço, sem nenhum custo. Na década de 1970, Edye Paulo Raymundo (in memoriam) iniciou esse trabalho que atualmente é coordenado pelo Conselho de Pais e Mestres da Escola Neusa Mari Pacheco.


BISPO PARTICIPOU DA FESTA PELA PRIMEIRA VEZ

Na chegada da romaria, muita emoção! A imagem da Santa de Caravaggio foi recepcionada pela Banda Marcial da Escola Neusa Mari Pacheco, pelas crianças da catequese e pelos Lobinhos e Escoteiros do grupo Abaete. A imagem foi conduzida pela comissão festeira até o altar montado em frente ao Monumento da Prece. A missa campal foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Francisco Salm, que participou do evento pela primeira vez. Um grande número de padres de várias paróquias da Diocese também estavam presentes na celebração. Dom João falou muito no exemplo de Maria. “Devemos viver em paz, pedindo perdão e perdoando. Devemos fazer penitência, que é também deixar de fazer coisas erradas, esforçando-se para viver o bem e fazer o bem ao próximo”.


80 MIL PESSOAS PASSARAM PELO SANTUÁRIO

A organização estima que mais de cinco mil pessoas participaram da procissão. Cerca de 80 mil pessoas passaram pelo santuário desde o início do evento, em 30 de abril com a Procissão Luminosa, depois dia 21, quando ocorreu a Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude e na Romaria Motorizada, no dia 22. Além dos dias de romaria, devotos aproveitaram os fins de semana, mesmo aqueles que não tinham evento, para visitar o Monumento da Prece e pagar promessas. A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio está em sua 62ª edição. É o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos da Diocese de Novo Hamburgo.

A comissão festeira para 2023 será formada pelos casais coordenadores Cássio de Abreu e Raquel Wortmann, Darlen Pruch Macedo e Jucilaine da Silva Pereira. E ainda os casais Ilso e Izabel de Nardi, Sandro Fogaça e Fernanda Braga, Claiton e Tatiane Port, Carlos e Mariluse Ferreira, Tiago e Daiane da Silva, Gilsa Dias e Luiz Kerchener, Lorenzo de Oliveira e Derli Procópio e Loreni de Oliveira.


PELA SAÚDE DE UM AMIGO

FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO

A Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio é uma oportunidade para os devotos pagarem promessas por resultados ou glórias alcançadas. O pedreiro Paulo Sérgio de Souza, 44 anos, carregou uma cruz em madeira para pagar uma promessa pela saúde de um amigo. Morador da localidade de Rancho Grande, Paulo fez o trajeto entre a Catedral de Pedra, no Centro, até o Santuário de Caravaggio de pés descalços. “Um amigo fez uma operação no coração há dois meses. Hoje, está bem, está vivo”, explica Paulo Sérgio. Ele é devoto de Caravaggio e juntamente com seis irmãos durante três anos carregou sete cruzes. “Foi para pagar uma promessa porque meu irmão estava com problemas de saúde e se curou”, disse.


MAIS COMPAIXÃO NO MUNDO

FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO

Moradora do bairro Sesi, a esteticista Helena Santos, 55 anos, participou da Festa de Caravaggio deste ano para agradecer as graças que alcançou no ano e também para pedir mais compaixão no mundo todo. “Sempre venho para agradecer e pedir luz e amor para minha família. Peço mais compaixão porque é o que está faltando no mundo. Vim pedir luz nos meus caminhos”, contou ela.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para FIÉIS REALIZARAM TRADICIONAL ROMARIA E LOTARAM SANTUÁRIO

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época