Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
FIGURA CRUCIAL NA FORMAÇÃO DE UM FILHO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

FIGURA CRUCIAL NA FORMAÇÃO DE UM FILHO

Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (9). Em tempos de isolamento social, a figura paterna assume um novo protagonismo. O sistema home office cresce na mesma proporção que o estudo em casa. Os pais, geralmente às voltas com as tarefas do trabalho fora do lar, precisaram readequar as suas rotinas. O tempo de convivência que faltava por conta da correria cotidiana, agora sobra. Além de todas as incertezas geradas pela pandemia, o atual momento exige conexões difíceis para muitas famílias. Como os pais podem fazer para criar laços de fraternidade e viver bons momentos com os filhos? “É complicado quando os espaços se misturam. Os lares passaram a ser locais de trabalho e de estudo. O tempo que os pais passavam nos seus empregos e os filhos na escola passou a ser compartilhado em casa. Para muitas famílias, a pandemia tem sido um momento de aproximação e convívio. Para outras, está sendo bem complicado pela falta de conexão. É uma característica da pandemia: afetar quadros graves”, avalia a psicanalista Ana Paula Rodrigues.
REFERÊNCIA
Conforme a psicanalista, a figura paterna tem uma relevância fundamental tanto na vida quanto na educação dos filhos. Educação no sentido amplo e não restrito ao ensino escolar. “No processo para se tornar um sujeito, a criança precisa de um terceiro que interfira na relação com a mãe. É importante para a criança ter múltiplas referências: mãe, pai, irmãos, professores e amigos. O pai é a primeira referência para além da mãe, dá outra visão de mundo. É figura crucial na educação de um filho”, atesta.
Segundo a profissional, a pandemia afetou as relações familiares de diferentes maneiras. “Se faltava conexão entre pai e filho antes da pandemia, o quadro foi agravado. Não foi a pandemia por si só que afetou a relação. No entanto, muitos pais conseguiram buscar a reinvenção”, acredita.
Para Ana Paula, é fundamental para a convivência harmoniosa que a família concentre esforços em dividir horários e reserve espaços para momentos prazerosos. “Existem pais que cumprem jornada de trabalho e, mesmo depois que chegam em casa, não desligam do serviço. É o que chamamos de ausência na presença. Com a pandemia, aumentou o tempo de convivência. É necessária a reconexão para dar conta da nova rotina. Não basta apenas a presença física”, afirma.
Para Ana Paula, a pandemia tem sido uma grande escola para os pais. Os afazeres restritos à figura da mãe passaram a ser compartilhados com toda a família. “Antes os pais não tinham tempo por que trabalhavam muito e agora estão se vendo obrigados a fazer parte disso, dos aspectos bons e dos ruins. Quando os pais conseguem conexão com seus filhos, acabam se envolvendo na educação e passam a ser referência importante. Educação é quando o pai consegue escutar a criança”, diz.

DATA SERVE DE ALENTO PARA SETOR COMERCIAL

O Dia dos Pais também possui um apelo comercial. É inegável. Com a grave crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus, a data surge como um alento para o setor comercial. “O Dia dos Pais de 2020 terá um significado especial em virtude do distanciamento imposto pela pandemia. Se existem famílias que ficaram mais próximas, outras acabaram ficando mais distantes. Com a data, surge uma maneira de retribuir tudo aquilo que os pais merecem”, afirma o presidente da ACIC, Ronaldo de Paula.
Segundo ele, as expectativas para o Dia dos Pais são positivas. Em função do risco de contágio elevado, Canela e Gramado foram enquadradas pelo governo estadual na bandeira vermelha no programa de distanciamento controlado, o que limitou as atividades comerciais. “Depois de semanas de fechamento, a data traz um fôlego para nossa economia. Com os protocolos de saúde recomendados, o comércio vai conseguir operar”, afirma Ronaldo. 

FIGURA CRUCIAL NA FORMAÇÃO DE UM FILHO

Jonathan Schroeder e seu filho Lucas

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para FIGURA CRUCIAL NA FORMAÇÃO DE UM FILHO

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época