Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

(Celebrando mistérios...)

“Nada mais universal que o folclórico; nada mais regional que o folclórico. São universais os elementos, são regionais as combinações...”(Carlos Vega – Folclorista Argentino).
O Folclore, como sabemos, é o estudo da cultura popular. São brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes, entre eles, os mitos e as lendas. Tudo, transmitido de geração em geração.


O Mandylion
O Mandylion Sagrado era uma imagem milagrosa de Cristo que foi cultuada em Edessa, na atual Turquia. Diz a lenda que a imagem se formou quando Jesus enxugou o rosto com um pano. Jesus deu o pano de presente ao rei Abgar de Edessa, que foi curado por ele. Algumas pessoas acreditam que é o mesmo pano conhecido atualmente como o Santo Sudário.
Espelhos
Existem muitos mitos a respeito de espelhos mágicos que dizem a verdade. De acordo com o poeta elisabetano Edmund Spenser, o espelho de Merlin alertava sobre traições e invasões iminentes. Nos livros de Harry Potter, o espelho de Ojesed revela o maior desejo de quem nele se olha. No livro O retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), o retrato é um reflexo da alma do dono...
Frutas
As frutas representam abundância e fecundidade, mas cada uma tem um significado próprio. Na China, a romã, o pêssego e o limão são as três frutas da sorte, oferecidas aos deuses do lar no Ano-Novo.
A romã – fruta da fidelidade – representa o casamento desde que uma romã mágica foi usada para unir Perséfone a Hades no mundo subterrâneo.
Cajados
O cajado é um símbolo fálico podendo representar a força e a autoridade masculinas. O cetro real é um cajado estilizado. O budismo faz uso em suas cerimônias de um bastão de metal chamado vadjra que representa um raio.
Moisés e, mais tarde, seu irmão Aarão usaram um cajado para mostrar o poder de Deus: transformaram o cajado em serpente e depois em cajado outra vez. A varinha mágica dos feiticeiros é um cajado em miniatura.
Na Enciclopédia do Saber – Seleções do Reader’s Digest - “Mitos, Lendas e Folclore” há muitos outros exemplos desses usos e costumes universais e tão comuns ao Rio Grande do Sul... a nossa terra!
Da sapiência dos almanaques: Não julgues pelas aparências; a abelha brilha menos que a borboleta.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época