Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

(e a cultura universal...)


O Folclore, como sabemos, é o estudo da cultura popular. São brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes, entre eles, os mitos e as lendas.
Tudo, transmitido de geração em geração.


Os anjos:
A palavra anjo vem de um termo grego que significa ‘mensageiro’. Nas histórias bíblicas, os anjos são seres espirituais do bem que levam notícias importantes aso indivíduos, como na Anunciação do arcanjo Gabriel, que visitou Maria antes do nascimento de Jesus.
No folclore popular, há a ideia de que todo indivíduo está sob a proteção permanente do seu anjo da guarda.

O carma:
As filosofias ‘hindu’ e ‘budista’ têm uma explicação para o bem e o mal que não se baseia em um deus bom e um diabo malévolo. O carma é a ideia de que toda ação moral tem um efeito nesta vida ou em futuras encarnações. Em outras palavras, as más ações se voltam contra quem as praticou trazendo infortúnios, e as boas ações são recompensadas mais cedo ou mais tarde.

O diabo:
O diabo da mitologia e do folclore tem vários nomes. ‘Satanás’ – é um termo bíblico para “adversário”; ‘Belzebu’ – quer dizer “senhor das moscas”; ‘Lúcifer’ – o “portador da luz”, costuma ser associado ao diabo, embora não haja fundamentação bíblica.
Segundo a lenda, era originariamente um anjo, mas caiu em desgraça..... Sua função é tentar a humanidade, levando-a à perdição. O pavor medieval do diabo deixou marcas profundas na nossa cultura e no nosso idioma. Crianças levadas são diabinhos; uma mulher tentadora é o diabo de saias.

O bem e o mal:
Muitas religiões e mitologias são ‘dualísticas’ – apregoam que os acontecimentos são guiados por uma luta cósmica entre o bem e o mal. O conflito de opostos é representado por Deus e o Diabo; anjos e demônios; São Jorge e o dragão.
Essas histórias ajudam a explicar por que experiências ruins ocorrem: os acontecimentos nefastos são apenas vitórias do mal em uma luta maior. É reconfortante pensar que o bem sempre vence no final, mesmo quando parece ser o lado mais fraco (como nas histórias de Davi e Golias...).

No livro “Mitos, Lendas e Folclore” (Enciclopédia do Saber – Seleções do Reader’s Digest), há muitos outros exemplos desses usos e costumes universais e tão comuns ao Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para FOLCLORE – MITOS E LENDAS MUNDIAIS

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época