Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
“Gramado do RJ”
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

“Gramado do RJ”

“Gramado do RJ”

A intenção de Miguel Pereira (RJ) ser a Gramado do Rio de Janeiro passa por muitas visitas do prefeito André Português (PSC) às terras de Tristão de Oliveira. O prefeito de Miguel Pereira esteve aqui pelo menos seis vezes nos últimos anos, conforme apurou a coluna. Em uma delas pediu a um empresário local a indicação de um escritório de arquitetura, e acabou por visitar os canelenses Adenaur Goularte Júnior e Diogo Pedrassani, da Goulerte & Pedrassani.
Os dois profissionais da arquitetura foram contratados para implantar não somente a Rua Coberta, mas para revitalizar toda a região central de Miguel Pereira. Os arquitetos gramadenses apresentaram, então, algumas sugestões que foram aceitas, como a remodelação de imóveis de uma rua em uma extensão de um quilômetro. Mas como convencer os moradores e comerciantes e modificarem a fachada de suas casas e lojas? Está em gestão um projeto que concede cinco anos de isenção de IPTU para aqueles que aderirem ao projeto de alteração de fachada.
Goularte e Pedrassani fizeram os projetos com a sugestão de pedras e madeiras existentes na região de Miguel Pereira, e a Rua Coberta, a Maria Fumaça e os espaços para artesãos e agricultores estão sendo construídos através de uma Parceria Público Privada (PPP).

Percentual da folha

Em entrevista ao programa Gramado Notícias, a secretária de Administração, Juliana Fisch (PP), revelou que o percentual da folha de pagamento sobre a receita caiu de 56,4% em janeiro para 46,3% em agosto. A queda é fruto do aumento da receita própria da Prefeitura de Gramado a partir de maio, quando caiu a bandeira preta do modelo de distanciamento controlado. Junho, julho e agosto, então, foram meses de altíssima temporada em Gramado, o que acabou refletindo nos cofres municipais.
A Prefeitura de Gramado possui, atualmente, 1.576 servidores, entre concursados e contratados, além de 55 estagiários. Dos 246 cargos em comissão, apenas 153 estão ocupados, de acordo com Juliana Fisch.

Negociação

No ano passado, com as restrições impostas pela pandemia, o corte de horas de trabalho e até o aumento de demissões, o Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Bares e Restaurantes aceitou fechar um acordo com redução de salários. Com a volta das atividades em níveis semelhantes ao de 2019, o sindicato da categoria deve vir com uma pedida de reposição expressiva.
Por isso, o Sindtur Serra Gaúcha está promovendo na próxima segunda-feira (27), às 14 horas uma Assembleia Geral com os empresários do setor para se manifestarem em relação a negociação coletiva de trabalho 2021/2022. O encontro abrange os setores da hotelaria e gastronomia de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Situação atual

Recentemente, a Secretaria da Cultura promoveu uma licitação para ter uma cafeteria no Centro de Cultura Arno Michaelsen. O local teria 206 metros quadrados, incluindo um deck lateral com vista para o Lago Joaquina Bier. Não apareceu um interessado. Não deve ser muito diferente em relação ao polêmico deck da Praça Major Nicoletti, que agora só poderá vender itens da Grife Gramado Inesquecível.
Ao contrário daqueles que pensam que o dinheiro está correndo como nunca em Gramado, os empreendedores tem contas pesadas a pagar em função da pandemia. Aqueles que conseguiram o financiamento do Pronampe, agora começam a pagar os empréstimos. Tem os impostos atrasados, também. E novos empreendimentos, então, são tratados com cautela máxima.
A situação econômica atual não é tão boa quanto imaginam alguns dentro do paço municipal.

Ministro vem

O contestado ministro da Educação Milton Ribeiro estará em Gramado no dia 4 de outubro. Ribeiro virá para participar de um encontro sobre Melhorias na Educação, voltado para os prefeitos gaúchos.
O encontro ocorrerá no ExpoGramado a partir das 10 horas da manhã.

STJ nega

O Superior Tribunal de Justiça rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa do Nestor Tissot (PP) na ação civil pública que trata da compra do Centro Comercial da Várzea Grande, projeto apresentado no início de 2013.
Na decisão, a ministra Regina Helena Costa disse que não verificou “a existência de vício a ensejar a declaração do julgado ou sua revisão”. A ministra afirmou que, no processo, foi “constatada apenas a discordância da embargante com o deslinde da controvérsia”, e que os embargos “se destinam, exclusivamente, à correção de eventual omissão, contradição, obscuridade ou erro material do julgado”.
A decisão foi publicada no dia 10 deste mês e envolve, também, o secretário da Saúde Jeferson Moschen (PP).

Incêndio

Dona das marcas gramadenses Planalto e Caracol na área de chocolates, a Florestal Alimentos sofreu um incêndio em sua fábrica de balas e pirulitos em Lajeado na madrugada de domingo (19). Foi totalmente destruído um pavilhão construído no final da década de 1970, e as chamas também atingiram um prédio anexo de três andares.
Conforme Maurício Weiend, diretor da Florestal, o pavilhão tinha seguro, mas respondia por 25% da produção total da Florestal. A empresa estuda a possibilidade de levar a produção para outros locais. Há estoque para dois meses.

Eduardo Guinle

Faleceu, domingo (19), em São Paulo, José Eduardo Guinle, de 77 anos. Ele foi diretor-geral do Copacabana Palace, no Rio, e ajudou a implantar o Hotel Saint Andrews, em Gramado, a partir de 2009. Entre 2010 e 2013 ele foi diretor do hotel de luxo gramadense.

Novo parque

Uma audiência pública debateu na noite de quarta-feira (22) a intenção da Prefeitura de Gramado em adquirir - através do Fundo Verde, uma área de terras de quase 10 hectares para a ampliação do Parque das Orquídeas. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores.
De acordo com o secretário de Planejamento de Gramado, Rafael Barros, em face desta negociação, a empresa Recanto dos Plátanos receberia um potencial construtivo correspondente a 50% do índice calculado sobre dois lotes – mas excluindo as áreas de preservação ambiental. “Também criaremos um corredor ecológico entre o Parque das Orquídeas e o Parque dos Pinheiros, além de proteção ambiental e utilização da comunidade de um parque em meio à natureza”, complementou a secretária de Meio Ambiente, Maria Henckel.
Na opinião do promotor de justiça Max Roberto Guazzelli, é incalculável o valor que a estruturação do Parque das Orquídeas terá para Gramado. “A negociação para o município, caso se concretize, será muito boa. Estamos com uma oportunidade de ouro que não podemos deixar passar, que é ter um parque central em Gramado”, atesta.

PANDEMIA NÃO ACABOU

“Gramado do RJ”

Esta semana completamos um ano e meio de pandemia. Parece inacreditável que, passado tanto tempo, a doença ainda permaneça entre nós e a vacinação deverá ser uma rotina anual. 43,7% da população de Canela está com a imunização completa. Pelas projeções, até o fim do ano mais de 70% dos canelenses estarão com o ciclo vacinal completo, o que significa que haverá a chamada “imunização de rebanho”. Enquanto isso, não dá para relaxar. Afinal, em um ano e meio Canela perdeu 187 vidas para a Covid-19.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para “Gramado do RJ”

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época