HERANÇA DOCEIRA
(Adoçando a história...)
O Rio Grande do Sul, como sabemos, tem seu lugar de destaque no assunto “culinária”: tanto salgada, quanto doce.
E, nesta segunda opção, uma infindável relação de receitas das mais diversas, como as catalogadas no nosso livro “Depois do Churrasco – receitas da doçaria Rio-Grandense”...
PAÇOCA DOCE
Ingredientes:
½ kg de amendoim
½ kg de pinhão
½ kg de farinha de milho
½ kg açúcar
Preparação:
Cozinhe, descasque e triture o pinhão. Torre e triture o amendoim, misturando-o com o açúcar (se possível, soque no pilão!). Acrescente o pinhão e a farinha, até que os ingredientes estejam bem misturados. Está pronta. Pode ser consumida fria ou quente.
PUDIM DE LARANJA (no forno)
Ingredientes:
1 xícara de caldo de laranja
10 colheres (sopa) de açúcar
8 ovos
Preparação:
Bata um pouco – os ovos e o açúcar – para misturar. Acrescente o caldo de laranja. Leve tudo ao forno, em forma untada com açúcar queimado.
SONHO (de Santo Antônio da Patrulha)
Ingredientes:
500ml de leite
250g de farinha de trigo
½ colher (sopa) de bicarbonato
500ml de óleo (p/ fritura)
6 ovos
Açúcar cristal e canela em pó (misturados)
Preparação:
Ferva o leite e acrescente a farinha, deixando uma massa homogênea. Leve ao fogo, mexendo sem parar, até soltar do fundo da panela. Coloque a massa na batedeira, acrescente os ovos – um a um – e o bicarbonato. Quando o óleo estiver bem quente, coloque às porções não muito grandes (colher de sopa). Quando os sonhos estiverem dourados, retire e coloque-os em uma vasilha com papel-toalha. Ainda mornos, polvilhe o açúcar e a canela. No sonho tradicional, não vai recheio.
Entre os séculos XVI e XVIII, surge o “ouro branco” – o açúcar – a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil. Da mesma forma, surge uma referência no Sul: a herança doceira colocando em destaque nacional as mulheres do Rio Grande do Sul... a nossa terra!
Olá, deixe seu comentário para HERANÇA DOCEIRA
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X