Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
HOSPITAL TRABALHA PARA  HABILITAR UTI COVID-19
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

HOSPITAL TRABALHA PARA HABILITAR UTI COVID-19

O Hospital de Caridade de Canela (HCC) está trabalhando para habilitar cinco leitos temporários de UTI específicos para tratar casos de covid-19. Com recursos federais, a comissão de intervenção adquiriu dois respiradores. O investimento foi de R$ 120 mil. Os equipamentos, que chegaram na quarta-feira (24), serão instalados na futura UTI Covid-19 e poderão ser usados pelo HCC após a pandemia. “São equipamentos nacionais que podem ser usados não apenas para tratamento de Covid-19. É um investimento que fica para o futuro”, afirma o interventor do HCC, Luiz Claudio da Silva.
Conforme o interventor, a habilitação dos leitos é buscada pela Prefeitura de Canela na Secretaria Estadual da Saúde. Além de mais três respiradores, são necessários equipamentos como macas, monitores cardíacos, bombas de infusão e outros. Silva observa que a comissão de intervenção do HCC está fazendo reformas físicas no hospital para receber os leitos temporários.
Segundo o interventor, a implantação dos leitos de UTI Covid-19 deve ser realizada em parceria com a iniciativa privada. “Quando assumi, recebi a determinação do prefeito Constantino Orsolin de que a UTI deveria ser prioridade. Existe um movimento da ACIC para custear três leitos, mas estamos trabalhando para colocar um total de cinco em funcionamento”, revela.

TOMÓGRAFO COMEÇA A SER INSTALADO

Na tarde de terça-feira (23) o aguardado tomógrafo, da marca Siemens, começou a ser instalado no Hospital de Caridade de Canela. Foi necessário construir uma nova estrutura para receber o aparelho, incluindo uma sala para abrigar o equipamento e outra sala para operação do mesmo.
Com a tecnologia, a casa de saúde suprirá todas as necessidades para a realização de exames. Será possível fazer tomografias simples e contrastadas com imagens digitais de alta resolução. O aparelho deve entrar em funcionamento nas próximas semanas.

ESTUDO MONITORA O CONONAVÍRUS

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, tem concentrado esforços e investimentos no combate e na prevenção do coronavírus. Diversas ações já foram realizadas e estão em andamento. As iniciativas realizadas até o momento e as próximas ações a serem executadas possuem como base um estudo que possibilitou um diagnóstico para o monitoramento da Covid-19 em Canela. O Departamento de Vigilância Epidemiológica levantou os principais dados dos pacientes infectados no município, realizando um mapeamento da doença por bairros, idade dos contaminados, sintomas e comorbidades apresentadas, procedência do vírus e o desfecho dos casos confirmados. “O estudo é fundamental para traçarmos as diretrizes de prevenção e tratamento da doença. Monitorando de perto a Covid-19 podemos estabelecer planos de ação para evitar surtos em nosso município e manter o vírus sob controle”, explica a secretária de Saúde, Patrícia Valle.
ACOMPANHAMENTO
Os primeiros casos da Covid-19 em Canela foram confirmados no dia 13 de maio e desde então todos os pacientes testados positivos entram para as estatísticas do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Até o dia 14 de junho, quando fechou um mês de monitoramento do vírus, Canela somava 661 exames realizados e 29 casos confirmados, representando 3,4% dos testes realizados no município.
Entre todos os casos positivos até a data, 41,4% se tratavam de pacientes com idade entre 30 e 39 anos. Já o bairro com maior número de casos foi o Centro, com 31,2%. Um dado positivo para Canela é que 72,8% dos casos confirmados no período de um mês foram de pacientes assintomáticos. Já tratando-se de duas ou mais doenças no mesmo paciente, 88,6% não apresentaram comorbidades.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para HOSPITAL TRABALHA PARA HABILITAR UTI COVID-19

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época