Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
LEITE DE CAIXINHA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

LEITE DE CAIXINHA

 

O leite de caixinha não existia há alguns anos. Até o início da década de 90, mais ou menos, o leite comercializado era fresco, in natura. Todo alimento in natura deteriora rapidamente. Sabemos disso pela nossa experiência no consumo de carnes, frutas e verduras. Acontece da mesma forma com o leite fresco. Não sei se você lembra, mas o leite ‘direto da vaca’, não chegava a durar uma semana na geladeira.


O que faz deteriorar um alimento é a presença de umidade. A água presente nos alimentos serve de meio para as bactérias se desenvolverem e ativarem reações de degradação.


A desidratação (retirada da água) é um método secular de conservação dos alimentos. Carne seca, ervas e frutas secas são exemplos de alimentos naturais desidratados.


Para o leite foi necessário pensar em outra forma de conservação. O leite de caixinha só dura quatro meses fora da geladeira porque a indústria desenvolveu o método UHT - ultra high temperature– que o submete a temperaturas elevadíssimas, acima de 120 graus; e numa fração de segundos extermina todas as bactérias, além de inativar enzimas de degradação. O resultado é um leite estéril, sem vida biológica.


Parte do problema que temos hoje com a digestão do leite tem a ver com a ausência dos micro-organismos. Existem as bactérias do bem, como os lactobacilos, que são necessárias para a nossa digestão. A ausência da enzima lactase em nosso trato digestivo não é a única responsável pelo desconforto que muitas pessoas sentem ao consumir leite. É o nosso leite que foi modificado. Considere tomar um leite de outra forma de processamento, como o tipo A de garrafinha, à venda na seção de resfriados. E observe sua digestão.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para LEITE DE CAIXINHA

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rudy Do Canto

Rudy Do Canto

muito educativo, obrigado pelo seu trabalho!
★★★★★DIA 20.09.19 14h43RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época