Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
LENDAS DO SUL: O GRITADOR
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

LENDAS DO SUL: O GRITADOR

 

A cada história que lemos a respeito de um determinado país, estado ou região, nos deparamos com muitas citações do tipo “dizem que naquela época...”, ou “segundo reza a lenda...” etc, que reproduzem algum fato marcante daquela localidade.


São relatos que se perpetuaram graças ao “boca / ouvido” da tradição popular e nos chegam até os dias de hoje.


Prova disso, é a lenda abaixo, muito comum nas Serras Gaúcha e Catarinense, o que nos deixa como “vizinhos” desses acontecimentos...

 

O Gritador


Segundo a versão mais famosa, essa Lenda coloca-se à época dos Jesuítas, mais precisamente, quando esses padres foram expulsos das terras brasileiras pelo Marquês de Pombal.


Como se sabe, toda a região de “Cima da Serra” teve um grande contingente de Jesuítas com seu gado esparramado pela então Vacaria dos Pinhais, a Vaquería de los Piñales. Mas isso é assunto para outro dia. Vamos à Lenda.


Ao partirem, muitos enterraram seus tesouros, na esperança de um dia retornarem. Quando todos estavam a cavar os buracos para esconder suas riquezas, um homem pedia para que gritassem para saber a localização de cada um. Esse homem, segundo acredita-se, não foi embora e ficou cuidando de seu tesouro enterrado. Ao morrer, sua alma ficou presa na região e, à noite, quando alguém grita por um motivo ou outro, ele acha que são seus amigos indicando o lugar de outro tesouro enterrado.


Segundo relatos, quando tropeiros ou criadores de gado estão trabalhando à noite e gritam uns para os outros, às vezes escutam outro grito distante. Quando respondem, esse mesmo grito que parecia estar longe, soa cada vez mais perto!!!


Lógico que ninguém fica para escutar mais e mais perto. Mas, dizem que, se ele chegar até você, ele inicia um duelo; caso você ganhe, ele lhe entregará o tesouro; caso você perca, tomará o lugar dele para cuidar do tesouro eternamente.


As Lendas são uma das mais fortes e reconhecidas manifestações do folclore e, por si só, contam dos usos e costumes de todos os povos, inclusive aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra!
Da sapiência dos almanaques: guerrear em nome da paz, é o mesmo que fazer sexo, em defesa da virgindade.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para LENDAS DO SUL: O GRITADOR

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época