Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Letalidade (1)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Letalidade (1)

Letalidade (1)
De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde publicados até o meio-dia de quarta-feira (23), Gramado possuía 24 óbitos pela Covid-19 e um índice de 66,2 por 100 mil habitantes. O índice de mortalidade em Gramado é semelhante a de Porto Alegre, com 64,6 mortes para cada 100 mil habitantes.
O que disparou a letalidade da Covid-19 foram os 11 óbitos ocorridos em um lar de idosos em setembro, responsável por 47% do total de vítimas da pandemia em Gramado.
Letalidade (2)
Canela possui um índice de 44,4 mortes por 100 mil habitantes, de acordo com o balanço da Secretaria Estadual da Saúde.
Mil curados
O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências de Gramado de quarta-feira (23) confirma 22 casos novos para Covid-19. Com isso, há 1.073 testagens positivas para residentes no município. Deste total, 1.000 casos já estão recuperados e outros 43 moradores seguem em isolamento domiciliar.
Nestor Tissot
Em comunicado em uma rede social publicado nesta terça-feira (22), o ex-prefeito Nestor Tissot (PP) anunciou que foi diagnosticado com Covid-19. Os sintomas teriam iniciado na última segunda-feira (21), com tosse e dores no corpo.
“Vou me recuperar”, avisou o ex-prefeito, que prevê que em uma semana estará curado. Ele pediu, também, que os gramadenses mantenham os protocolos de higiene, usando máscaras e álcool gel, além de respeitar o distanciamento social.
Anjos
Em tempos de pandemia, nada melhor do que usar a arte para resgatar a esperança e reconhecer os esforços daqueles que são verdadeiros heróis. O artista Adriano Gonçalves fez exatamente isso em seu projeto Anjos, onde registrou 15 profissionais de saúde e segurança pública de Gramado e Canela que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
A mostra fotográfica pode ser conferida até o dia 12 de outubro no Largo da Borges.

Baixa
Vereador mais votado em Gramado na eleição de 2016 com 1.405 votos, o vereador Dr. Ubiratã (PP), mais conhecido como Bira, comunicou que não concorrerá à reeleição. Apesar de estar na listagem aprovada na convenção do partido, Ubiratã abriu mão da pré-candidatura em função do surto de Covid-19 ocorrido no lar de idosos em que é proprietário. Até a noite de sábado (19), já haviam ocorrido 10 mortes das 23 registradas em Gramado desde o início da pandemia.
“Com muita dor, sofrimento, consternado e solidário com os vovôs, familiares e colaboradores do Santa Ana Residencial Geriátrico vitimados pela pandemia do coronavírus, comunico a comunidade gramadense que não participarei do pleito municipal 2020. Desejo que Deus ilumine a todos com muita saúde e paz”, diz o comunicado publicado em uma rede social.
Primeira-dama
Morreu na última sexta-feira (18) a ex-primeira dama de Gramado, Susana Willrich Bertolucci. Ela tinha 72 anos e teve um mal súbito quando estava na casa de amigos na praia de Ibiraquera, em Santa Catarina.
Susana era casada com o ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci desde 10 de janeiro de 1970, com quem teve os filhos Daniel, André e Paula. Durante os 14 anos em que Pedro ocupou a cadeira de prefeito, participou ativamente de atividades de assistência social, além de se engajar na realização de eventos turísticos, como a criação do Natal Luz.
Resíduos recolhidos
O movimento ambientalista Gramado Viva recolheu sábado (19) cerca de uma tonelada de resíduos na Estrada do Meleiro. Entre os resíduos recolhidos pelos 22 voluntários estavam plásticos, papelões, carpete, latas de tintas e até um freezer.
Além da limpeza, os voluntários instalaram placas com frases de conscientização na tentativa de evitar que população descarte lixo em meio à natureza.
Esta não foi a primeira vez em que o movimento chegou a uma tonelada de resíduos recolhidos da natureza. Em 8 de agosto, o Gramado Viva recolheu a mesma quantidade na localidade de Passo do Inferno, em São Francisco de Paula.

Sismógrafos
Os futuros tremores de terra que ocorrerem em Gramado serão registrados por dois sismógrafos instalados pela Universidade de São Paulo (USP), no município. Pesquisadores do Centro de Sismologia da universidade vieram à Serra para efetuarem reparos no equipamento existente em Canela, e aproveitaram para instalar dois também em Gramado.
O engenheiro de rede e especialista em estrutura sismológica, Jackson Calhau, e o engenheiro eletricista, Daniel Rosa, integram o principal projeto de pesquisa sismográfica do país – Rede Sismográfica Brasileira. A RSBr é responsável por monitorar a sismicidade do território nacional e gerar informações que suportem a investigação da estrutura interna da terra por intermédio da implantação e manutenção de estações sismográficas.

Desafio
Um evento de tecnologia programado para sábado (26) e domingo (27) propõe o seguinte desafio: “Como a cidade de Gramado pode superar com eficácia e assertividade os novos desafios trazidos com a situação pandêmica do planeta?” É a primeira edição do Innovation Weekend, que pretende identificar empresas com aptidão a construir soluções diante do mundo 4.0. A viabilização da iniciativa será integralmente digital.
As soluções propostas deverão ter características inovadoras com aplicabilidade em Gramado. As ideias devem atender às principais temáticas do evento: o conceito de Phygital, o distanciamento social, a experiência virtual, o atendimento personalizado e os serviços inteligentes.

VENCENDO A COVID AOS 89 ANOS

Letalidade (1)

A equipe do Hospital Arcanjo São Miguel comemorou segunda-feira (21) a recuperação de mais um paciente que estava internado com a Covid-19. É um homem de 89 anos, morador do lar de idosos atingido por um surto de coronavírus que já provocou a morte de 11 pessoas. Astrogildo da Silva Pinto esteve hospitalizado durante 11 dias na Enfermaria do hospital. Paciente e familiares autorizaram a divulgação do nome a fim de demonstrar que há notícias positivas em meio ao enfrentamento da Covid-19. Desde o início da pandemia, o São Miguel já registrou 99 altas de pacientes confirmados com a doença.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Letalidade (1)

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época