Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS

O Memorial Canela, associação criada (e formalizada) por cidadãs e cidadãos canelenses no início de 2023 com o intuito de resgatar e preservar a memória, a história, a cultura e o patrimônio de Canela, fará uma ação conjunta com a Comissão Gaúcha do Folclore, no Gazebo Cultural. Será na próxima quarta (29), às 19:30.
Trata-se da apresentação, ao vivo, do programa Saberes & Fazeres que apresentará o gaiteiro Israel da Sóis, o bonequeiro Cesar Cliquet, o guitarrista Adriano Dias juntamente com Pedro Oliveira, Márcio Cavalli e Neusa Martinotto, que contarão um pouco de suas pesquisas. A Comissão Gaúcha de Folclore foi criada por Érico Veríssimo, Barbosa Lessa e outros intelectuais a 75 anos. Essa instituição cuida da identidade e das pesquisas sobre o nosso folclore.
Todo mundo convidado, entrada franca, só não venham dizer depois que tanta coisa interessante acontecia em Canela (e tanta coisa bonita nossos artistas fazem) e ninguém lhe contou!

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS


CAMPANHA PARA HONRAR CANELA NO FESTIVAL

O s músicos canelenses do Grupo Retruco e o premiado gaiteiro Emílio Fogaça estão em campanha de arrecadação de fundos para poderem ir representar (e bem) Canela no Festival da Barranca, em São Borja, que acontecerá de 5 a 7 de abril próximos. Eles passam os chapéus e boinas (na forma eletrônica do Pix) pela comunidade porque o custo de participação é bem alto. Só a inscrição, per capita, custa R$ 500,00!
Então vamos lá, tchê! Canela merece estar naquela barranca de rio cujo Festival leva o nome dos músicos e suas cidades a todo o público tradicionalista espalhado pelo RS e o Brasil. A chave Pix para doações de qualquer valor é [email protected].

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS
Emílio e o Retruco: Gabriel Castilhos, Bruno Rauber, Léo de Abreu e Júlio Cesar Oliveira


OFICINA PARA REPARAR A ESCRITA E O ESPÍRITO

E ntra ano, sai ano, a Santa Sede emplaca de novo. Uma nova turma dessa oficina de crônicas que oferece desafios criativos a serem cumpridos inicia em 10 de abril. É a oitava oficina de crônicas desde 2019, e a terceira que resultará em livro inédito. Será a 17ª obra impressa do Santa Sede, sempre supervisionada por Rubem Penz, idealizador desta iniciativa literária e referência nacional na escrita de crônicas.
São estudados nove estilos de crônicas, apresentados e discutidos durante os encontros da Oficina Santa Sede. Serão 24 encontros apenas presenciais no Empório Canela às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30. A oficina segue até setembro, com lançamentos do livro previstos para novembro na Feira do Livro de Porto Alegre e em evento especial em Canela.
Conforme Penz, “a publicação será o registro eterno de um tempo/espaço irreprodutível para outras pessoas, pois exclusivo a esta safra/vida vivida como todas deveriam ser. Além de melhor lidar com o manejo das palavras, os colegas encerram essa etapa leitores mais qualificados e enriquecidos de amizades”. Veja como é legal o que rola na Santa Sede no perfil de intagram @oficinasantasedecanela. Informações, valores e dúvidas com Fernando Gomes pelo email o[email protected] ou via whats/fone 54 99192.6187.

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS

A turma da Santa Sede em Canela em 2022 e um dos livros


ARTE PARA ENSINAR SOBRE PATRIMÔNIO E HISTÓRIA

O projeto Historiando com as artes é uma interessante iniciativa para levar os estudantes de Gramado a uma incursão pela história do município. Já teve início e contará com diversas atividades voltadas a crianças e adolescentes de escolas municipais. Nas atividades que estão acontecendo atualmente, voltadas ao Patrimônio, o foco está na obra Gramado, o lago, as hortênsias e o turismo, de autoria da primeira Rainha das Hortênsias, Iraci Casagrande.
O livro serve de mote para ser aplicado em sete expressões artísticas, sendo as etapas: apresentações de teatro de bonecos, oficinas e workshops com artistas convidados, finalizando com a exposição nos Centros de Cultura e Museu Hugo Daros, com trabalhos artísticos desenvolvidos durante as aulas e oficinas ministradas por artistas como Ricardo Veras (pontilhismo), Bea Seibel (pintura em grafite), Claudia Prates (pintura em tela), Irys Cliquet (mangás) e Daiene Cliquet - foto ao lado - (literatura com twittes analógicos, isogravura e bonecas de pano).
O projeto Historiando com as Artes foi criado e desenvolvido por Daiene Cliquet Artes, contemplado no edital Rainha das Hortênsias e é financiado dela Prefeitura de Gramado, Secretaria da Cultura e Fundo Municipal de Cultura de Gramado.

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS
TEATRO PARA CONTAR MELHOR NOSSOS CONTOS

Veio do Chile, para Gramado, uma dupla especialíssima para realizar oficina de criação de contos para professores das escolas municipais. Sua técnica: o teatro de bonecos. Leonor Guzmán e Claudio Cabezas (foto ao lado), do -, encantaram os aprendizes com a sua forma lírica de narrar de histórias tradicionais do sul do Chile, muito lindas e para toda família.
Nos dias 16 e 17de março, apresentaram no Atelier do Centro Municipal de Cultura seus espetáculos Periquín... Tolondrín (uma homenagem a todas as avós que criam seus netos) e Cuentos Del Sur (lendas do Sul do Chile que falam de magia, mar, terra e barcos fantasmas).

MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS
Foto: Nega Márcia

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para MEMÓRIA E TALENTO PARA SEREM COMPARTILHADOS

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época