Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Montanhistas levam mensagem do Sonho de Natal  Brasil afora
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Montanhistas levam mensagem do Sonho de Natal Brasil afora

O ponto alto da programação do Sonho de Natal de Canela sempre foram os espetáculos de Chegada do Papai Noel pela torre da Catedral de Pedra. Em sua 34ª edição, o evento inovou e passou a promover duas descidas diárias do Papai Noel e seus ajudantes. O objetivo era realizar a atração ainda em 2020, mas a pandemia do coronavírus impediu a realização de espetáculos presenciais. Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos de covid-19, foi possível a retomada dos eventos.


ITINERANTES
Para evitar aglomerações, a Secretaria de Turismo e Cultura criou o projeto Descidas Itinerantes do Papai Noel em pontos emblemáticos Brasil afora. Em sua segunda edição em 2021, o projeto estreou, quinta-feira (2), na FG Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Depois, a atração desembarca no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, e, por fim, no Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
As crianças internadas no Hospital da Santa Casa de Porto Alegre irão receber na terça-feira (7), a partir das 20h, a visita do Papai Noel Radical. Na ação, o Bom Velhinho será recepcionado pelo Castor Heitor, mascote do hospital, e irá descer de rapel pelas janelas da instituição, abrindo a programação de Natal da Santa Casa com o objetivo de levar alegria e esperança para os pequenos.


MAGIA
Com figurino iluminado, o Papai Noel estará acompanhado de seus ajudantes, que após a descida irão circular pelos corredores, incentivando as crianças a escreverem suas cartinhas de Natal, além de levar a magia da data também para os pais, acompanhantes e toda a equipe de profissionais.
Por trás das mágicas descidas, estão diversos canelenses. Os montanhistas Daniel Jaggi, Samuel Reis e Igor Cruz, que interpretam o Papai Noel e seus ajudantes, são os responsáveis pelas Descidas na Catedral de Pedra e também irão participar de ação no Hospital da Santa Casa. Eles contam os bastidores do espetáculo que encanta adultos e crianças.

Montanhistas levam mensagem do Sonho de Natal  Brasil afora

DANIEL Jaggi, Samuel Reis e Igor Cruz espalham a mensagem de Natal

HÁ MAIS DE 25 ANOS PARTICIPANDO DO NATAL

O Papai Noel é o protagonista das noites de Natal em Canela. Daniel Jaggi, 40 anos, trabalhador autônomo na área de trabalho em altura, faz parte do Sonho de Natal há mais de 25 anos e, em seis edições assumiu, a responsabilidade de interpretar o Bom Velhinho nas descidas de rapel da Catedral de Pedra. “Eu trabalho no Sonho de Natal desde 1996. Em alguns anos, fazendo apenas a decoração e iluminação da igreja e em outros eventos. Na grande maioria das vezes, trabalhei com a Chegada do Papai Noel”, conta Daniel.
A empolgação para a época do ano é grande para Daniel, que manifesta uma imensa gratidão por fazer parte do espetáculo. “A Descida é sempre feita com muita satisfação. É um momento do ano que todos aguardamos. A reação do público quando aparecemos e, principalmente, quando chegamos ao chão é muito gratificante. O abraço de cada criança não tem preço”, diz. “É uma pena que, em virtude da pandemia, não podemos dar ao público uma atenção maior como gostaríamos”, manifesta.
Daniel explica como está sendo viver essa rotina mais agitada com duas descidas diárias. “Fazer a Descida todos os dias pode parecer muito cansativo, mas é um momento que todos aguardamos. Desde o início, o público sempre esteve presente em grande número. Isso nos dá a energia necessária e, em termos de técnica, também é importante. Essa prática diária nos faz melhores naquilo que gostamos tanto que é o montanhismo”, explica.

“O INTERESSE DE FAZER RAPEL VEM DESDE A INFÂNCIA”

Os ajudantes do Papai Noel também são parte importante da magia do Natal. Samuel Reis, 32 anos, é um dos que participam das descidas de rapel há quatro anos. Motivado pela marcante descida de 1996, Samuel começou a se interessar pelo esporte. “O interesse de fazer rapel vem desde minha infância, com uns seis anos de idade. Minha mãe me levou para ver a descida de 1996 em um domingo. Neste dia, o espetáculo foi passado ao vivo no Fantástico para todo Brasil. O Papai Noel (Ramires) veio numa tirolesa desde a torre de celular até a torre da Catedral e desceu de rapel com seus ajudantes. Aquilo foi inesquecível para mim. Dali em diante, sempre falava em ser ajudante do Papai Noel, até cantei no Coral Municipal - das clássicas capinhas verdes - para assistir e ficar mais perto do Bom Velhinho e seus ajudantes” conta Samuel.
Quando ficou mais velho, Samuel conheceu Daniel e aprendeu as técnicas do alpinismo. “Conheci o Daniel Jaggi e o André Perotoni, que me ensinaram técnicas de montanhismo e trabalho em altura”, explica.
Samuel conta que sempre são surpreendidos a cada descida. “Cada show é uma surpresa. Nenhuma descida é igual a outra. Sempre muda o público, a energia e as emoções envolvidas. Quando estamos chegando perto do chão, conseguimos ver as expressões, a alegria das crianças e os diferentes olhares. Que este ano seja um recomeço para as pessoas depois desses últimos anos de pandemia”
Para a realização profissional do alpinista, a felicidade do público é um aspecto crucial. “Está sendo uma longa temporada. Papai Noel não está nos dando moleza. Temos muitas crianças e adultos para atender e arrancar sorrisos. Que todos possam levar para suas casas um pouco da parte lúdica e o espírito natalino de Jesus em seus corações”, declara Samuel

“DOU A VIDA AO PERSONAGEM PARA PASSAR EMOÇÃO”

Igor Cruz é o caçula do trio. Aos 20 anos de idade, já participa das descidas há três anos. “A experiência em participar é única. Poder ouvir as pessoas felizes, batendo palmas juntos, cantando, faz com que aquele momento seja inesquecível. É maravilhoso poder sentir o carinho de todos, principalmente ver o brilho nos olhos das crianças”, diz.
O sonho de descer de rapel na igreja vem de muitos, quando, ainda na escolinha, Igor começou a se interessar pelo ofício de ajudante do Papai Noel. “Desde criança tinha esse sonho em descer da torre da igreja como ajudante do Papai Noel. Na adolescência, fiz amizade e comecei a interagir com o grupo que fazia o espetáculo na cidade. Agradeço ao Elias da Rosa e ao Daniel Jaggi, que me incentivaram e prontamente iniciei com rapel no interior do município. Adquiri os equipamentos, fiz curso, e assim pude fazer parte do grande espetáculo e realizar o sonho que, lá atrás, um dia, foi sonhado”, conta.
Para Igor, as sensações que o rapel na Igreja de Canela proporcionam são de extremo valor. “Em cada espetáculo, a sensação e o sentimento são únicos. É onde dou a vida àquele personagem para passar emoção às pessoas. Que todos consigam sentir o encantamento e a verdadeira magia do Natal”, declara.

Montanhistas levam mensagem do Sonho de Natal  Brasil afora

IGOR faz rapel há 3 anos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Montanhistas levam mensagem do Sonho de Natal Brasil afora

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época