Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Natal é sinônimo de recuperação
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Natal é sinônimo de recuperação

Após o mundo sofrer com dois anos de severa pandemia, as comemorações do Natal se tornaram um verdadeiro presente para a economia. Não é somente a data que contribuiu para a tão almejada retomada econômica, mas também os eventos natalinos, em especial, o Sonho de Natal e o Natal Luz.
No ano passado, em Canela, a festividade natalina, se reinventou e chegou ao público por meio de uma ampla programação virtual e ornamentação das ruas, mas empresários e comerciantes amargaram déficits.
Com o enfraquecimento da pandemia por meio de vacinas e medidas sanitárias, o Sonho de Natal voltou a apresentar espetáculos com a presença de público e a encantar com uma decoração especial. O sucesso do evento é considerado de grande importância para o fortalecimento da economia local e também para cidades vizinhas.
Com a retomada dos espetáculos presenciais, Canela voltou a registrar grande fluxo turístico, gerando fonte de renda para autônomos e refletindo em receitas para o comércio, parques temáticos, gastronomia, rede hoteleira e outros setores.
Um dos setores que contabiliza bons números com a atração de turistas para prestigiar as atrações natalinas, é a indústria da hotelaria, que emprega mão de obra local.
“Nós temos duas temporadas na região: a de inverno, que foi muito boa, e a de fim de ano, que inclusive é um pouco mais longa por conta do Natal Luz e do Sonho de Natal, os quais atraem muito público para a região. O impacto na economia é grande e os eventos trazem muito recurso para a região”, avalia o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha), Mauro Salles.
Conforme ele, a ocupação hoteleira está bem boa. “Em novembro, está girando em torno de 70%, com a previsão superar 80%, podendo chegar a 90% de média geral até janeiro”, acrescenta Salles. “A expectativa é de que os eventos de Natal sejam um alento para os empresários que ainda têm contas atrasadas para pagar. Agora é a hora de tentar colocar em dia. Nós consideramos o Natal como alta temporada e, neste sentido, o ticket médio sobe, não só na hotelaria, mas de modo geral. Quando falo em ticket médio, não é somente aumento de preço. É um volume de gasto maior. Os turistas frequentam mais parques, compram e consomem os produtos da região”, finaliza Salles.

Natal é sinônimo de recuperação

SONHO de Natal conta com atrações diárias e gratuitas

COMÉRCIO RESPIRA ALIVIADO COM A TEMPORADA NATALINA

O comércio, um dos setores mais castigados no ápice da pandemia, agora, está em sintonia com os eventos, principalmente com o Sonho de Natal. Lojas e outros pontos comerciais com as festividades natalinas ganharam mais fôlego.
“Os eventos natalinos para a economia da região são essenciais, fazendo com que o turista permaneça mais tempo e consuma na economia local, sendo a época do ano mais esperada pelo comércio da cidade”, observa o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Anderson Gomes da Silva.
Segundo ele, em 2021, as vendas no comércio estão acima da expectativa e o movimento de turistas também está muito bom. “Como o comércio vinha de praticamente dois anos de crise devido à pandemia, este ano o movimento está muito acima dos últimos anos”, conta Anderson. A expectativa da ACIC para os próximos dias é de que o fluxo turístico continue fortalecendo o comércio local.
“Com as festas de final de ano se aproximando, a tendência é termos um final de ano promissor. O comércio e a indústria, a partir dos eventos de Natal, têm um aumento significativo chegando a 30% a mais de movimento quando acontecem eventos, sendo de total importância termos, cada vez mais eventos e atrações para o turista permanecer mais tempo na cidade”, pontua Anderson.

REFLEXO POSITIVO PARA OS PARQUES

O fluxo turístico nas festividades natalinas também reflete na busca por entretenimento em parques temáticos. “A visitação aumenta na mesma proporção. Se tem público na cidade, tem público nos parques”, comenta a gerente comercial do Parque Terra Mágica Florybal , Carolina Bertolucci.
“São os eventos natalinos, de Páscoa e outros que nos diferenciam de outras cidades. As pessoas economizam o ano inteiro para vir gastar aqui. São tão fundamentais quanto organização urbana, a variedade e qualidade dos restaurantes, hotéis e parques”, opina Carolina, em relação a importância dos eventos de Natal para a economia de Canela e região.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Natal é sinônimo de recuperação

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época